O Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia com clientes nas Américas, Europa e Ásia, anuncia que cresceu 25,21% no último ano. Em 2022, o grupo faturou cerca de R$ 29 milhões a mais que em 2021 e chegou à marca de R$ 144 milhões. O presidente e fundador da DB1, Ilson Rezende, ressalta o fator principal do feito, e que faz parte até mesmo das diretrizes do grupo: “continuar a crescer com sustentabilidade”.
“Foi um ano singular com diversas variáveis impactantes principalmente no cenário econômico e político. Em tempos assim, os valores e pilares de cultura firmes de ponta a ponta na empresa ajudam a suportar as adversidades. Enquanto muitos param ou diminuem a velocidade, seguimos o ritmo, sem deixar de evoluir e inovar mesmo que os lucros diminuam. Nunca miramos crescimento acelerado a qualquer preço, pois estamos em uma jornada de longo prazo e não em uma corrida de 100 metros, e essa consciência a despeito de muitas críticas de outras pessoas e de certos investidores, tem se mostrado ser o caminho certo. Assim vamos continuar a dobrar de tamanho a cada 3 anos sempre gerando algum caixa. E é nesse o ritmo que vamos construindo um grupo que vai durar gerações!”, comenta Rezende.
Impulsionado pelo mercado de fintech
De modo geral, as empresas que compõe o Grupo seguiram o mesmo cenário. Sobretudo, o principal destaque e que impulsionou o resultado veio das unidades Consignet, Mixtra e Ducz que fazem parte do ecossistema de fintech para crédito consignado e gestão de benefícios flexíveis com crescimento de mais de 70%.
Todo cenário econômico movimentou as pessoas a buscarem ajuda de crédito e as empresas do Grupo ligadas a esse setor facilitam o dia a dia de empresas que querem ajudar os colaboradores nesse sentido.
A força do e-commerce
Neste cenário pós-pandemia em que vemos um aumento sem precedentes nas compras online, o ANYMARKET, por exemplo, maior hub integrador de martkeplaces da América Latina, cresceu 62% no faturamento em 2022. Vale destacar que a empresa expandiu a atuação na América Latina, também no último ano, ao anunciar a aquisição da uruguaia Sagal e da chilena Centry.
Por outro lado, o KONCILI, plataforma líder em conciliação de repasse dos marketplaces e meios de pagamento, mais que duplicou o faturamento. O software especializado para quem vende online faturou 108% a mais que em 2021. Além disso, o GMV (Gross Merchandise Volume) acompanhou o superávit e foi a R$ 5 bilhões, um aumento de 38,88%.
E ainda no segmento de e-commerce, o Predize registou a maior alta na receita. O faturamento da plataforma inteligente que centraliza o atendimento ao cliente via SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) teve um crescimento de 584%. A unidade ainda duplicou a carteira de clientes atendidos.
Dentro do ano, o Grupo ainda renunciou à receita de um de seus produtos, o EIVE, sistema de gestão empresarial que foi vendido para a OnClick.
Com o crescimento mais acelerado das unidades de produto, o Grupo passa a ter um foco maior nos produtos que em Digital Transformation (atuação da DB1 em sua Fundação), mas que ainda tem uma participação relevante e continua crescendo por conta da sua performance e qualidade de entrega, se comparado com outros players de mercado.
Reconhecimentos
Em 2022, a empresa também foi reconhecida como uma das companhias que mais crescem nas Américas, segundo o ranking do Financial Times. Entre as empresas brasileiras de tecnologia, o Grupo DB1 liderou o pódio. Além disso, a empresa tem se mantido atrativa para os melhores talentos do mercado com reconhecimento do GPTW (Great Place to Work) e uma média no Glassdoor superior a 4.5.
“Para 2023 a agenda é atender ainda melhor os clientes atuais com uma evolução constante da nossa oferta, aumento da qualidade e experiência dos nossos serviços, sempre focando em relações de longo prazo com aqueles que agora fazem parte da família DB1 (clientes, parceiros e colaboradores)! 2023 será um ano desafiador e incrível”.