A Make the Way, consultoria de tecnologia voltada para projetos de Inteligência Artificial, Deep Learning e Big Data, contou com a ajuda da Insper Jr. para melhorar as soluções que oferece para seus clientes e, também, para consolidar seu plano de negócio.
A empresa nasceu com a proposta de desenvolver soluções de Inteligência artificial para ajudar companhias a descobrir oportunidades na gestão de custos da sua companhia, correlacionando produtos, finanças e impostos para que, de forma inovadora, possam coordenar a compreensão de todo processo de sua cadeia logística, englobando todos seus tributos.
Segundo Mônica Cerqueira, CEO e fundadora da Make the Way, a ideia inicial para lançar a empresa surgiu em suas atuações anteriores, nas quais precisou estruturar coeficientes que demonstrassem eficiência e qualidade de informação. “Decidi fazer especializações em universidades de renome internacional, como Harvard e MIT, em Cambridge, faculdades dos Estados Unidos. Assim, juntei esse objetivo com disrupção, utilizei técnicas de IA, Machine Learning para ajudar os empresários do Brasil a terem menos despesas tributárias”, detalha ela.
A Make The Way desenvolveu a aplicação em um ambiente de nuvem dentro do cenário do cliente para fazer análises e simulações. “Primeiro, fazemos a captura dos dados; depois, entendemos o comportamento que a empresa tem e, a partir disso, idealizamos a estratégia perfeita para haver melhor performance financeira”, afirma.
Porém, com o passar do tempo, a Make the Way entendeu precisar de uma ajuda de consultores especializados para melhorar ainda mais seu negócio e decidiu contar com a ajuda dos integrantes da Insper Jr.
Ao se tornar um projeto da Insper Jr, a Make the Way foi orientada pelo professor Raul Ikeda e pela equipe Juliana Veiga, Coordenadora do projeto, e pelos consultores Lucas Dib, Gabriel Ayezza e Pedro Silva.
Durante o processo, foram feitas pesquisas de mercado sobre o cenário econômico, tendências de setores e análise de concorrentes. Além disso, também foi realizado o mapeamento de processos e análises da estrutura interna da empresa com objetivo de buscar gargalos para otimizar operações e gerar eficiência.
Outro ponto importante que foi feito durante o projeto é que a equipe da Insper Jr. elaborou estratégias voltadas ao aumento de vendas, posicionamento de marca, pesquisas de imagem e segmentação de clientes.
“Todo o projeto com a Insper Jr. foi de extrema importância e relevância para nós da Make The Way, pois conseguimos agregar ainda mais valor para nosso negócio, entender a compatibilidade de mercado e identificar nossos pontos positivos e negativos”, afirma Mônica Cerqueira.
Além disso, para a Make the Way é muito relevante estar nesse projeto com a Insper Jr. pois mostra para o mercado que está amparada nas tomadas de decisões com uma empresa formadora de opinião, principalmente ao que diz respeito a economia do país. “A ideia é sempre estruturar, da melhor maneira, nosso principal produto, o Business Intelligence, e o mantê-lo atualizado”, comenta a CEO.
Após a primeira etapa ter dado tão certo, a Make The Way decidiu continuar a parceria com a instituição e vão começar a segunda parte do projeto, onde será feito o acompanhamento das tendências de mercado, validação das soluções novas da empresa, visando manter a seriedade do investimento versus a expectativa que o mercado tem.
“Tenho certeza que esse é só o início do projeto que estamos construindo com a Insper Jr. Como empresa, ainda temos muito a crescer e melhorar e saber que temos parceiros tão bons ao nosso lado, só aumenta, ainda mais, a vontade de continuar trabalhando duro para as coisas acontecerem”, finaliza Mônica.