Um desafio cada vez mais crescente para as empresas no âmbito digital é fornecer uma experiência que atenda às expectativas dos clientes em termos de velocidade e usabilidade, ao mesmo tempo em que mantém seus dados digitais em segurança no combate ao roubo de identidade. A VU Brasil dá dicas de como as companhias podem alcançar esse marco.
A experiência do usuário (UX), muitas vezes conhecida como o conjunto de fatores relacionados à forma como um visitante interage em um site, ganha cada dia mais importância como resultado natural do crescimento da indústria e do comportamento do usuário na internet. Qualquer circunstância que resulte em complicação, atraso, etapas com alta fricção ou frustração é considerada antagônica. Somente na América Latina, 49% dos usuários deixariam de ser fiéis a uma empresa que já são fidelizados caso houvesse uma única experiência ruim. A computação em nuvem e o ambiente on-premise fornece às empresas recursos instantâneos essencialmente ilimitados para inovar e introduzir rapidamente novos produtos e serviços. Mas esses mesmos recursos também estão sendo adotados por fraudadores.
Segundo Pesquisa do Consumidor 2022 — Fraude, identidade e banco digital, em números absolutos, cerca de 3,8% dos brasileiros pesquisados tiveram suas identidades roubadas por criminosos no ano passado enquanto disponibilizavam seus dados em plataformas digitais, totalizando mais de 6 milhões de vítimas. “A confiança e a disposição de uma plataforma segura e sem fricção aos usuários são um dos principais componentes que promovem a melhor experiência do consumidor”, relata Gustavo de Camargo, VP de Vendas da VU no Brasil.
Devido ao predomínio de ameaças à segurança no setor, empresas e instituições investem em tecnologias de verificações sem interferir na jornada do usuário ao identificar em tempo real o comportamento deles, além de possibilitar criar perfis inteligentes e reconhecer transações que fogem dos parâmetros habituais, acendendo um motor de regras a partir de normas de gerenciamento predefinidas e personalizáveis.
Dicas de segurança
Para ajudar a manter a segurança digital do seu cliente e facilitar a experiência dentro de sua plataforma, a VU Brasil compartilha algumas dicas:
- Invista em uma plataforma que contenha user scoring. Isso ajudará a criar um perfil de seu usuário baseado em seu comportamento e assim, atribuir pontos de risco que o alertará sobre possíveis comportamentos suspeitos;
- Utilize uma tecnologia que o auxilie a identificar a geolocalização pela qual o seu usuário está habituado a transacionar. Se notar algo diferente, desconfie;
- Avalie os níveis de risco de acordo com padrões de comportamento de cada usuário e solicite a autenticação necessária com o mínimo de fricção possível;
- Tenha como aliada empresas de segurança que forneçam autenticação multifatorial, biometria, leitura facial e gerenciamento de credenciais como forma de identificação de usuário. Isso tornará sua plataforma digital muito mais segura e manterá a experiência de seus clientes atendida.
- Inclua o procedimento iBeta nível 2 que demonstra a qualidade de tecnologia e eficácia contra ataques de spoofing. O iBeta Quality Assurance é um laboratório biométrico credenciado pela FIDO Alliance (Quick Online Identity) e autorizado como laboratório de testes pelo National Voluntary Laboratory Accreditation Program (NVLAP) que garante que as empresas de tecnologia biométrica funcionem seguindo os mais altos padrões da indústria.