A TecBan é a nova mantenedora do Next, programa de aceleração de fintechs com alto potencial de crescimento, realizado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). A TecBan agora se junta ao Mercado Bitcoin, Elo, Sinqia, Nuclea (CIP) e Finansystech, como parceiros mantenedores.
Com o intuito de acelerar soluções financeiras inovadoras com orientação regulatória para as fintechs em fase de operação, o Next está em sua segunda edição e terá a divulgação dos projetos selecionados no dia 8 de março.
Para o batch #2, a Aceleração Next busca projetos inovadores relacionados ao fluxo financeiro internacional via blockchain; inclusão financeira com infraestrutura em blockchain; novos fluxos de pagamentos em registros distribuídos; uso de inteligência de dados para redução de inadimplência; Inteligência Artificial para dados do Open Finance; projetos de infraestrutura para o Real Digital e stablecoins; além de projetos de tokenização e gestão completa de ativos digitais.
A TecBan investe e cria continuamente, há mais de 40 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil. “A nossa visão é de que é saudável emergir novas tecnologias que endereçam novas necessidades, oferecendo alternativas para população, que deem autonomia para as pessoas utilizarem os recursos conforme suas necessidades e contextos”, explica Marcos Aurélio Pedroso, gerente de parcerias e inovação aberta da TecBan.
Segundo Pedroso, por meio desta iniciativa com o Next, a TecBan contribuirá para o desenvolvimento e viabilização de soluções de várias fintechs, incentivando melhorias no setor financeiro como um todo. “Acreditamos que, investindo em programas como este, colaboramos também com o aprimoramento do Real Digital e do Open Finance, que são temas importantíssimos para a sociedade brasileira neste momento”.
Diretor de inovações da Fenasbac, Rodrigoh Henriques celebra a parceria com a TecBan. “Para nós é motivo de muita alegria tê-los como mantenedores da Aceleração. Trata-se é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos em mais de 1.000 cidades, por isso tenho certeza de que vão agregar muito na edição deste ano do Next”, afirma Henriques.
Em 2022, foram 60 inscrições, mais de 90 horas de mentorias, 200 horas de atividades, 60 conexões com o mercado e seis projetos pilotos. Para conferir a lista completa de mentores desta edição, os detalhes dos desafios, a estrutura do programa e realizar a inscrição, basta acessar Link.