Seis principais tecnologias estarão no topo das discussões e do mercado de TI durante o ano de 2023. Segundo os desenvolvedores da CodeBit, empresa especializada em soluções AWS para o terceiro setor e startups, Inteligência Artificial (IA), Metaverso, Business Intelligence (BI), Cibersegurança, Marketing Digital e Tecnologias Sustentáveis serão as vertentes mais desenvolvidas durante o ano. Os especialistas creditam à expansão da cobertura 5G a ampliação destas tendências, que beneficiam também a área social.
Em termos de IA, a expectativa é que a tecnologia se torne uma realidade cada vez mais comum nas organizações, permitindo que empresas de diferentes portes possam aproveitar deste potencial para criar produtos e serviços mais inteligentes.
Já o Metaverso, que deve adicionar US$ 5 trilhões (R$ 26,54 trilhões) à economia global até 2030, terá como chave a tecnologia de realidade aumentada (AR) e de realidade virtual (VR), que continuará avançando, além do desenvolvimento de avatares, inclusive adaptados para o mundo corporativo, com ambientes de reunião mais imersivos para conversas, debates e cocriação
“Há uma previsão de ampliação de softwares para capturar e gerenciar dados (BI), novas soluções para cibersegurança e um aumento no setor de marketing digital e especialistas em interfaces (UI/UX)”, destacou Marcos Coelho, sócio e gestor de projetos da CodeBit.
Ainda em se tratando de cibersegurança, o sócio e gestor de infraestrutura em nuvem da CodeBit, André Lourenço, destaca os recentes lançamentos anunciados pela AWS, como o Amazon DataZone e o Amazon Security Lake. “Ambas são potentes ferramentas para gerenciamento de dados, sendo o Security Lake um novo serviço que centraliza as informações em um data lake específico, o que ainda dá mais visibilidade para investigar e responder a atividades suspeitas, aumentando a segurança na nuvem.”
Sobre tecnologia sustentável, o especialista ressalta a tendência de que as pessoas estejam mais propensas a refletirem sobre as origens dos componentes eletrônicos. “Acreditamos que veremos, este ano, um esforço para tornar a cadeia de suprimentos mais transparente, pois os consumidores exigem produtos cada vez mais sustentáveis”, disse o executivo.
Terceiro Setor
A ampliação da cobertura 5G, além de beneficiar estas seis tecnologias que seguem em alta para 2023, também vai impulsionar a inovação no terceiro setor, que é considerado um pilar importante para o desenvolvimento do País. “As organizações do terceiro setor muitas vezes enfrentam desafios para gerenciar seus recursos de maneira eficiente. A tecnologia 5G pode ajudar a melhorar a eficiência dessas organizações, permitindo que elas acessem e compartilhem informações em tempo real, bem como possam colaborar com outras organizações de maneira mais eficiente”, destacou Coelho.
O executivo ressalta benefícios principais, como melhoria da comunicação, por conta da velocidade mais rápida e conexões mais estáveis, facilitando a interação destas organizações com seus parceiros, voluntários e outras pessoas envolvidas em suas atividades, além de ganhos de eficiência, ao adotar soluções de automação de tarefas administrativas e ferramentas de colaboração em tempo real. “A tecnologia 5G pode ajudar a expandir o acesso das organizações do terceiro setor a recursos e informações, por exemplo, por meio de aplicativos móveis e plataformas online”, disse.
Além do 5G, tendências sociais devem impactar positivamente o terceiro setor. Para o sócio e gestor de projetos da CodeBit, Ítalo Martins, o aumento da conscientização e do envolvimento da sociedade nos temas relacionados ao ESG, o crescimento do setor de tecnologia social e as melhorias na regulamentação para acesso a financiamentos são algumas delas. “A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as organizações do terceiro setor a alcançar seus objetivos e ampliar o alcance de suas atividades e ela se desenvolve a partir de uma nova mentalidade social, que estamos vivenciando neste momento”, finalizou.