A Semantix Inc. (NASDAQ: STIX) anuncia seus resultados financeiros do quarto trimestre, encerrado em 31 de dezembro de 2022. Além dos destaques em earnings, a empresa realizou o lançamento de seu “Data Marketplace” e do GenAI, um produto B2B no campo de Generative AI. Além disso, anunciou a aquisição da ATSaúde, empresa brasileira de dados de saúde, que permitirá à Semantix aumentar sua oferta de produtos para a indústria farmacêutica, reforçando a vertical de saúde.
“Nosso posicionamento na vanguarda das tecnologias emergentes de dados, analytics e IA se refletiu no forte crescimento da receita de SaaS proprietário no quarto trimestre. Nossa tecnologia proprietária emergiu como o principal impulsionador do crescimento de nossos negócios. Pretendemos acelerar o plano de go-to-market com esta oferta diferenciada”, afirma Leonardo Santos, CEO e Fundador da Semantix.
“Estamos entusiasmados com a inovação contínua em nosso portfólio de produtos, com soluções mais recentes que extraem valor de dados e permitem que nossos clientes obtenham resultados positivos nos negócios, aumentando, ainda mais, seu potencial de crescimento. Com três aquisições concluídas desde a listagem pública de nossa empresa, esperamos ganhar mais impulso e focar em receitas de alta qualidade em 2023”, completa.
Destaques financeiros do quarto trimestre de 2022
- A receita líquida do terceiro trimestre de 2022 foi de R$ 96 milhões, um aumento de 132% em relação ao ano anterior, com aumentos significativos em cada uma das fontes de receita da Semantix.
- A receita de SaaS proprietário cresceu 67% ano a ano.
- O lucro bruto aumentou 167% ano a ano, com a margem bruta melhorando 7 pontos percentuais ano a ano para 54% no quarto trimestre de 2022, apoiado pelo crescimento do SaaS proprietário na mesma periodicidade.
- A Semantix teve 17 clientes contribuindo com mais de US$ 1 milhão em receita em 2022.
- A perda de EBITDA ajustado no quarto trimestre foi de R$ 26 milhões, devido, principalmente, ao aumento dos investimentos em talentos, vendas e esforços de marketing.
- Caixa e equivalentes de caixa totalizavam R$ 338 milhões em 31 de dezembro de 2022. O caixa líquido era de R$ 262 milhões na mesma data.
Destaques financeiros do ano de 2022
- A receita líquida para 2022 foi de R$ 262 milhões, um aumento de 24% ano a ano, sustentado por aumentos significativos em cada uma das fontes de receita da Semantix.
- A receita de SaaS proprietário cresceu 38% ano a ano.
- O lucro bruto aumentou 38% ano a ano, com margem bruta melhorando 5 pontos percentuais ano a ano para 45% em 2022, apoiado pelo crescimento do SaaS proprietário na mesma periodicidade.
- A perda de EBITDA ajustado em 2022 foi de R$ 69 milhões.
Principais destaques de negócios do quarto trimestre de 2022
Pessoas e liderança: a Semantix contratou Maurice Mello, ex-executivo do Google, Microsoft e SAP, como novo vice-presidente executivo de vendas e marketing.
Aquisições:
– Elemeno: em 21 de fevereiro de 2023, a Semantix concluiu a aquisição da Elemeno, uma provedora de plataforma de operações de Machine Learning (MLOps) gerenciada em nuvem, com sede nos EUA. A aquisição aprimora o conjunto de MLOps da Semantix e expande a presença da empresa no mercado dos EUA, fortalecendo a inovação e as capacidades de desenvolvimento de tecnologia proprietária, particularmente, na área de inteligência artificial e IA generativa.
– ATSaúde: adquirida em março de 2023, é especializada no recolhimento e organização de bases de dados públicas no setor da saúde. Sua plataforma processa, organiza e realiza curadoria de dados, gerando insights, recomendações e relatórios para a indústria farmacêutica e organizações do setor.
Desenvolvimento de produto: foram lançados dois novos produtos relevantes integrados à Plataforma de Dados Semantix (“SDP”):
- Data Marketplace: a Semantix realizou o lançamento do marketplace de dados, ferramenta que possibilita aos clientes a criação de poderosos algoritmos de inteligência artificial e aumenta significativamente o mercado total endereçável da empresa. O novo produto permite aos clientes aproveitar dados organizados e selecionados de terceiros. Com a iniciativa, empresas de diferentes setores podem tomar decisões cada vez mais assertivas, obter insights valiosos e desenvolver algoritmos precisos de inteligência artificial. O Semantix Data Marketplace oferece uma coleção de fontes de dados públicos que são habilmente organizados e selecionados dentro da Semantix Data Platform (“SDP”), seguindo rigorosamente as leis e regulamentações de proteção de dados.
- Generative AI: um conjunto de ferramentas agnósticas para simplificar o desenvolvimento, treinamento e implantação de aplicativos de Generative AI para empresas.
- Recente aquisição da plataforma Zetta Health totalmente integrada com o SDP.
- Atualização do módulo de integração do SDP, adicionando 17 novos recursos, melhorando o desempenho geral e fortalecendo o perfil de código baixo do produto.
As métricas financeiras do quarto trimestre e do ano inteiro de 2022, assim como as tabelas complementares para compreensão deste press release, podem ser encontradas no link.
Perspectivas Financeiras
Com base nas condições atuais de mercado e nas expectativas da administração e sujeita a uma variedade de fatores descritos abaixo, a Semantix espera que:
– A receita do SaaS proprietário ficará entre R$ 75 milhões e R$ 80 milhões, implicando crescimento na faixa de 40% e 50% em 2023, em relação a 2022.
– A receita total aumentará acima de 10% em comparação com o ano anterior.
Historicamente, a Semantix tem recebido um maior volume de pedidos de clientes novos e existentes durante o segundo semestre do ano e, em particular, no quarto trimestre de cada ano, o que acreditamos ser devido, entre outros fatores, às aquisições, orçamentação e ciclos de implantação de muitos dos clientes, especialmente das grandes corporações.