A Ânima Educação, uma das mais relevantes organizações educacionais do Brasil, escolheu a CI&T, especialista digital para marcas globais, como parceira para aprimorar os seus processos. Com o objetivo de integrar e unificar o principal Sistema de Gestão da Aprendizagem da organização com os das instituições do grupo Laureate, a CI&T desenvolveu uma plataforma digital para melhorar a experiência dos estudantes, possibilitando atingir a escala necessária com qualidade, além de oferecer mais acessibilidade.
Com uma comunidade formada por cerca de 350 mil pessoas, a Ânima Educação está distribuída em 18 instituições de ensino superior, em 12 estados diferentes, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o país. Após a aquisição da Laureate, em 2021, a companhia previu um novo momento para seu ecossistema, com aproximadamente 400 mil estudantes.
Para atender à demanda com a qualidade pela qual é referenciada, a organização se deparou com a necessidade de aprimorar sua plataforma, para que conseguisse suportar as novas exigências do mercado consumidor, bem como aos estudantes da Laureate. A CI&T foi parte fundamental dessa estratégia. A integração envolveu mais de três mil disciplinas, 90 terabytes de backups e históricos e mais de 150 mil questões.
Focado na acessibilidade, o projeto contou com menos elementos visuais a fim de diminuir o estresse visual em pessoas neurodivergentes. A aplicação para leitores de tela também foi customizada, possibilitando a navegação sem o uso de mouse. Tais melhorias garantem que estudantes com deficiências acessem os conteúdos e atividades propostas, melhorando, de forma notória, o aprendizado, engajamento e retenção de conhecimento.
No primeiro dia de implementação, a plataforma aprimorada junto à multinacional suportou o acesso de aproximadamente 248 mil estudantes, mais do que o dobro do pico em períodos anteriores. Com ganho de 50% no tempo de carregamento, a melhoria da performance do player de conteúdo — a ferramenta mais acessada no cotidiano dos alunos — tornou a experiência de aprendizado mais fluida e eficiente.
Cerca de oito meses após o início do projeto, novos resultados começaram a aparecer. A CI&T também impactou as áreas de negócio e de tecnologia da instituição, gerando savings de aproximadamente US$ 20 milhões para os próximos cinco anos, referentes ao custo da plataforma de Learning Management System (Sistema de Gestão da Aprendizagem) de mercado.
“O time Ulife (Core) teve um papel fundamental e determinante no sucesso do início das aulas de 2022. Todas as pessoas do time se dedicaram de coração, com capacidade técnica incrível e foco inigualável. Quando iniciamos o projeto de migração do Blackboard para o Ulife, o objetivo parecia impossível dentro do prazo já definido. O time fez dessa missão impossível possível através de todos acreditarem no propósito máximo da iniciativa: proporcionar a melhor experiência de aprendizado para os alunos do ecossistema Ânima”, afirma João Talles, diretor corporativo de Arquitetura TI da Ânima.
De acordo com Mauro Scatena, Business Director da CI&T, é muito importante para a companhia estar presente em casos de sucesso que envolvem educação. “Além de ser nosso foco de atuação, o projeto com a Ânima nos dá a oportunidade de darmos soluções para um setor tão importante. Vê-los colhendo frutos dessa parceria é uma grande satisfação para a CI&T”, diz.