O Grupo Intelipost – maior grupo de tecnologia logística do Brasil pretende acelerar seu projeto de expansão, com inovações de mercado. Para isso, a empresa que fechou 2022 atingindo a marca de 160 milhões de reais em seu faturamento, 170% a mais se comparado ao ano de 2021, com o lançamento de produtos e aumento do número de colaboradores.
No ano passado, a plataforma registrou mais de 40 bilhões de reais em GMV em suas soluções SaaS, com o foco em gestão de entregas. Já a marca Pegaki, que faz parte do grupo e é especializada em tecnologia para pontos de coleta e retirada, alcançou uma média de mais de 3 milhões de pedidos transacionados por mês, número que se apresenta principalmente pelo aumento da demanda por entregas mais rápidas no mercado digital.
Ross Saario, CEO do Grupo Intelipost ressalta que manter o crescimento é uma das principais metas para esse e os próximos anos. “Nossa expectativa é atingir a marca de R$ 1 bilhão em faturamento nos próximos cinco anos. Além disso, queremos oferecer respostas cada vez mais rápidas às necessidades do mercado e ajudar os nossos clientes a terem mais dados e informações assertivas para a tomada de decisões. Para isso, estamos aumentando o nosso investimento em produto (R&D) em 40% este ano com soluções de machine learning, por exemplo, para nos tornarmos uma empresa com ainda mais foco em dados e obcecados em oferecer as melhores soluções e experiência para os nossos clientes, afirma Saario.
Dados coletados durante o ano mostram que as mudanças de hábitos dos consumidores e exigências quanto aos prazos de entrega dos produtos, vieram para ficar. Para o Grupo Intelipost o segmento de pet, saúde e cosméticos apresentaram os prazos de entrega mais rápidos, entre 1 e 2 dias úteis, respectivamente. Já o setor de alimentos e bebidas, automotivo, eletroeletrônicos e construção & ferramentas, estão todos com o prazo médio de entrega de 3 dias úteis. A categoria móveis, caracterizada pela entrega de grandes volumes, apresentou um prazo médio de entrega de 8 dias úteis. O maior volume de entregas foi nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
“Para conseguir atingir um prazo de entrega mais rápido, as empresas precisam principalmente ter otimização, conectividade e visibilidade de toda a cadeia logística, além de maior adesão a soluções de roteirização de entregas e coletas. Por isso, estamos desenvolvendo a evolução da área de pesquisa e desenvolvimento, para que novas ferramentas possam contribuir com o mercado, estabelecendo um processo de entrega cada vez mais assertivo para as empresas e satisfatório para o consumidor”, conclui Saario.
Na contramão do mercado de tecnologia com notícias de desligamentos, o grupo segue com a contratação de pessoas para agregar ainda mais no objetivo de crescimento, além do reforço das lideranças, neste início de ano, a companhia aumentou o quadro de C-Level com a contratação de Leandro Gravena, ex-Magalu, como CFO e Luiz Paulo Varella Ribeiro, ex-Vtex, como vice-presidente de vendas, que chegam para liderar projetos, negociações e estruturar as áreas de finanças e vendas do grupo. A empresa também está com diversas vagas em aberto para acelerar ainda mais esse crescimento.