Um Memorando de Entendimento foi assinado por Leonardo e Siemens Digital Industries com o objetivo de criar uma oferta integrada de soluções avançadas de cibersegurança para tecnologias de TI/OT (Tecnologia da Informação/Tecnologia Operacional), que se dedica à infraestruturas industriais digitais, seguras, conectadas e integradas.
O acordo foi elaborado no âmbito de uma parceria entre as duas empresas e tem a intenção de reunir competências específicas no desenvolvimento de serviços e soluções, que visam a proteção das infraestruturas IT/OT (infraestruturas com dispositivos de hardware e software dedicados) de parques industriais. A principal área de atuação será em iniciativas de resiliência a acidentes e ciberataques a sistemas de automação e conectividade que monitoram e supervisionam ativos, equipamentos e processos de infraestruturas críticas.
Com o uso crescente da digitalização, instalações industriais e de energia estão cada vez mais interligadas e distribuídas: uma revolução que oferece oportunidades em termos de competitividade e sustentabilidade. No entanto, essa tendência exige atenção especial às questões relacionadas à segurança cibernética. Um ataque digital a sistemas “ciberfísicos” de infraestruturas críticas pode ter graves repercussões no fornecimento de serviços essenciais para cidadãos e até mesmo para a segurança da população. A colaboração entre Leonardo e Siemens permitirá proteção completa: desde inteligência na gestão de ameaças até a detecção de ataques diretos às infraestruturas de OT, passando por proteção efetiva, com uso de serviços de monitoramento e gestão de ataques, baseados na experiência do Centro de Operações de Segurança Global da Leonardo, e integração dos sistemas tecnológicos de produtos Siemens, otimizados para a prevenção e resposta a incidentes relativos a dispositivos individuais conectados (endpoint protection).
“Graças a este acordo, Leonardo e Siemens poderão criar novas sinergias baseadas em tecnologias e competências complementares, com o objetivo de desenvolver conjuntamente soluções capazes de responder de forma mais eficaz aos crescentes desafios cibernéticos no setor industrial e energético”, explica Alessandro Profumo, Chief Executive Officer da Leonardo. “Neste sentido, continuamos a evolução de Leonardo no caminho traçado pelo plano estratégico Be Tomorrow 2030, que tem como objetivo principal tornar a nossa empresa a pedra angular de um ecossistema tecnológico capaz de proteger a segurança dos cidadãos e promover, juntamente com instituições e parceiros, a competitividade de longo prazo do país”.
“Estamos muito satisfeitos com esta parceria, que tem como foco a cibersegurança, fator essencial para o desenvolvimento de uma economia digital segura e confiável. Com tecnologia inovadora que combina o mundo real e o digital de forma a garantir a segurança, sem deixar de proteger o know-how e a produtividade das empresas e ajudando a aumentar a competitividade. Essa parceria alia a indiscutível capacidade de integração de sistemas da Leonardo com a nossa tecnologia, criando uma sinergia que traz uma proposta única para o mercado. Nosso objetivo, portanto, é criar mais valor para a indústria italiana e ajudar nosso país em sua transformação digital”, acrescentou Giuliano Busetto, Head da Siemens Digital Industries.
O acordo prevê uma proposta comercial integrada, que conta tanto com soluções conjuntas quanto com produtos e serviços proprietários das duas empresas, para atender necessidades especificas de mercados de petróleo e gás, energia e indústria. O acordo regula ainda a formação em cibersegurança, com um catálogo de cursos dedicados ao setor das OT, que poderão tirar partido das plataformas e infraestruturas da Leonardo’s Cyber & Security Academy.
As soluções tecnológicas criadas também poderão fazer parte do Xcelerator, plataforma digital aberta da Siemens, que inclui um portfólio completo de hardware, software e serviços digitais habilitados para a Internet das Coisas (IoT).