sexta-feira, 14 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

Como microsaas transforma o faturamento e os resultados da sua empresa

CEO da Hyper Group explica como o MicroSaaS proporciona resultados relevantes e com impactos positivos a curto prazo.

IT Section Por IT Section
23/05/2023 - 08:26
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

Antes de explicarmos como as empresas podem, de fato, aumentar o faturamento com o MicroSaaS, é importante destacarmos primeiro o que é SaaS. Em linhas gerais, SaaS (Software As A Service) é um tipo de solução digital que oferece serviços por meio de uma plataforma, que cresce na medida em que seus usuários determinam novas funcionalidades. Essas plataformas atuam por meio do modelo de negócios de assinaturas mensais, semestrais ou anuais.

Dito isso, as MicroSaaS são aplicações baseadas em assinaturas que resolvem um problema específico de um nicho de mercado. Em geral, são criadas por um fundador único ou micro equipes sem investimentos externos, como fundos ou investidores, pois se sustentam com os resultados colhidos pelo próprio crescimento da base de clientes, por meio do incremento de receitas recorrentes mensais.

Nos últimos anos, pudemos notar uma onda de transformações digitais nos mais diversos setores e o MicroSaaS vem se consolidado com um verdadeiro sucesso nesse novo universo, principalmente porque ele proporciona resultados relevantes e com impactos positivos a curto prazo

Isso porque, ele oferece cinco benefícios que são fundamentais para o crescimento de uma companhia. O primeiro é a possibilidade de oferecer receita recorrente, uma vez que todo negócio que se preze precisa crescer e isso se dá pela sua curva de faturamento e resultados líquidos. Quanto mais receita é gerada, maior a capacidade de se reinvestir e manter-se vivo em seu mercado de atuação.

O segundo está relacionado a um novo produto escalável e digital, pois com essa tecnologia é possível encontrar pontos de escala para a entrega de serviços em qualquer tipo de companhia, além de permitir novas estratégias de vendas, associando o produto a uma esteira de soluções e horizontalizando a oferta de valor.

O terceiro é o posicionamento, sendo uma boa maneira de posicionar-se sob um novo discurso de marca, trazendo um produto simples que resolve algo específico para um público. Com baixo investimento é possível gerar um grande retorno intangível, associando a marca a algo inovador ou que resolva desafios claros do mercado.

O quarto benefício está relacionado a expansão de receita e aumento do LTV (Lifetime Value) da sua base. O MicroSaaS ajuda no aumento da carteira atual de cliente, gerando uma nova venda para um consumidor fiel, expandido assim seu LTV com nova receita recorrente. Por fim, destaca-se o diferencial estratégico, pois o uso dessa tecnologia poderá agregar ainda mais valor e torná-lo competitivo em seu mercado.

Diante de tais benefícios, há também a questão sobre como as empresas podem precificar esse serviço. Para isso é importante considerar o custo de aquisição do cliente; o valor de hospedagem e serviços que sustentam a solução, bem como quaisquer itens adicionais e suportes necessários; e o uso da tecnologia, pois pode ter aumento de demanda da infraestrutura. Além disso, é preciso levar em conta o orçamento das marcas contratantes e o valor que ele vai obter com ela; o quanto de horas produzidas serão economizadas e, por último, a estrutura de impostos que compõem o custo, uma vez que isso pode ser determinante para o sucesso ou fracasso.

A partir disso, as corporações precisam seguir alguns passos, como definir um nicho de mercado de um problema; validar uma ideia de produto por meio de pesquisas e entrevistas; definir o modelo de negócios e a monetização; prototipar a solução e testar com seus clientes antes do lançamento.

Dessa forma, ao analisarmos o mercado como um todo podemos ver muitas companhias faturando muito alto com essa ferramenta. Portanto, concluo que se as marcas souberem tirar o melhor proveito do MicroSaaS e seguir todas as dicas acima, com certeza terão em mãos um modelo de sucesso no Brasil e em outros países. E você, já apostou no MicroSaaS?!

*Por Dario Perez, CEO da HyperGroup.

Tags: HyperGroup.MicroSaaSSaaS
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Divulgação
Opinião

O custo invisível dos falsos positivos: quando o excesso de alertas compromete a segurança digital

Foto: Divulgação
Opinião

Como a tecnologia está profissionalizando o trabalho autônomo no Brasil

Foto: Divulgação
Opinião

Automação financeira: o avanço necessário para elevar a maturidade e a governança nas organizações

Próximo Artigo
Foto: Canva

Kumulus anuncia novo diretor de vendas e nova CFO

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Provenir acelera expansão nas Américas com foco em IA e inovação

Foto: Divulgação

HP Inc. nomeia Mateo Figueroa como novo Diretor Executivo LATAM

Foto: Canva

Fusões e aquisições de Tecnologia, Mídia e Telecom sobem 11%, diz KPMG

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Senior Sistemas adquire a Konviva para fortalecer oferta de educação corporativa

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Canva

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.