Rivais de peso no mercado mobile, os sistemas operacionais Android, da big tech Google, e iOS, da reluzente maçã, apostam em abordagens muito diferentes e conquistam a preferência de muitos usuários que não cogitam mudar de lado nessa polarização. Vantagens e desvantagens à parte, na corrida pelo domínio na área, o Android é tido como mais customizável, permitindo a instalação de apps que estão fora da Play Store, por exemplo, enquanto o iOS restringe esse acesso, oferecendo um ambiente mais seguro e privativo.
Hoje, de acordo com o Stock Apps.com, sete em cada dez smartphones são operados com o sistema do Google e dois dos três restantes provavelmente são movidos pelo da Apple. Ocasionalmente, um desses três usará um dos outros sistemas operacionais menos conhecidos. Diante desse cenário de predileção, até mesmo o magnata Bill Gates, co-fundador e ex-executivo da Microsoft e uma das figuras mais influentes no mundo da tecnologia, já revelou em entrevista que prefere o Android ao iOS.
Mas, se você está com dúvida entre as duas plataformas para escolher seu próximo plano de assinatura de celular, trago aqui alguns pontos que vão ajudar a favorecer o sistema operacional que ainda domina geral.
Usabilidade
A possibilidade de customizar a aparência e as funcionalidades consideravelmente maior no Android é um dos pontos fortes da plataforma do Google. É possível alterar praticamente tudo na sua tela inicial, como escolher fontes de menus, além de adicionar widgets e atalhos. Em alguns modelos, há a opção de modificar todo o tema do celular. Além disso, o sistema foi criado com código aberto. Ou seja, ponto crucial para quem procura por vantagens para o desenvolvimento de aplicativos.
Variedade de apps gratuitos
Como o Android é de código aberto, é muito comum encontrar aplicativos gratuitos no Google Play. Trata-se de uma das melhores vantagens do Android do ponto de vista dos usuários. Enquanto o sistema do Google tem quase 3 milhões de apps gratuitos para toda a comunidade, o iOS mal chega a 2 milhões.
Diversidade e versatilidade
Outra grande vantagem é que grandes fabricantes de celulares aderiram ao Android, como Samsung, Motorola, Xiaomi, entre outras. Isso permite que o usuário conte com mais opções no mercado. Há, por exemplo, diferentes ofertas que privilegiam excelentes câmeras para fotos e vídeos; modelos com carregamento rápido; opções à prova d’água etc. Isto é, cada fabricante tem seus pontos fortes, e o consumidor escolhe qual mais lhe convém.
Bateria duradoura
Mais um atributo favorável de alguns smartphones com o Android diz respeito à boa vida útil da bateria e à carga rápida. Para se ter uma ideia, existem opções que ficam até três dias longe da tomada.
Frente a esses aspectos, é fácil notar que o sistema do Google oferece recursos mais flexíveis e benefícios que conquistam a maioria. Independentemente dos fãs de plantão, o importante na hora de escolher o seu smartphone é conhecer as características de cada modelo (e do plano de assinatura) para avaliar, de fato, as vantagens e desvantagens em cena.
*Por Felipe Moraes, coordenador de operações e CX da Leapfone.