A Ninecon alcançou êxito ao realizar a implementação bem-sucedida do módulo Oracle Subscription Management na Ancar Ivanhoe, uma das maiores plataformas de shopping centers de capital privado no Brasil, com uma trajetória de cinco décadas como proprietária e gestora de empreendimentos comerciais.
“A Ninecon concluiu com sucesso o projeto de implementação da aplicação Oracle Subscription Management, destacando nosso compromisso em adotar soluções inovadoras para apoiar as operações estratégicas de nossos clientes”, menciona Paulo André Ramos, Diretor de Serviços da Ninecon.
Com uma presença em 26 shoppings distribuídos por todas as cinco regiões do país, a empresa desempenha um papel essencial em seu setor. Para se adequar às demandas da nova economia e avançar em sua jornada de transformação digital, surgiu a colaboração entre a Ancar e a Ninecon, resultando em um projeto que englobou a implementação do módulo Oracle Subscription Management, uma prática ainda pouco comum na América Latina.
“O sistema de faturamento das empresas de gestão é um projeto que está oferecendo toda a infraestrutura, a segurança e a agilidade necessária para o trabalho dos profissionais da Ancar Ivanhoe. O trabalho, até então realizado manualmente, com essa automatização ganhou mais liberdade para que os profissionais possam direcionar os esforços para outras etapas do processo e a análise de todos os dados. Essa parceria faz parte de um movimento da companhia de buscar parceiros, alinhados com seus valores, e que possibilitem um trabalho mais efetivo, baseado em dados e com a autonomia necessária para a gestão dos colaboradores envolvidos”, garante Rafael Lisboa, superintendente do Centro de Serviços Compartilhados da Ancar Ivanhoe.
O projeto
A implementação desta solução capacitará a Ancar a gerenciar mais de 300 contratos de assinatura de maneira automatizada, eficaz e segura. Este modelo de negócios representa uma tendência crucial na atual economia, e a adaptação de processos a ele pode ser um fator determinante para certos segmentos empresariais.
O Oracle Subscription Management permite gerenciar novas assinaturas, renovações e atualizações conectando o CRM e back-office, proporcionando uma visão completa do comportamento de compra dos clientes. Criado utilizando a tecnologia de machine learning (ML), é o único sistema de gerenciamento de assinatura baseado em nuvem totalmente integrado para empresas baseadas em produtos e serviços que simplifica o gerenciamento de contratos, faturamento e receita.
O módulo oferece um controle mensal que permite gerir as assinaturas dos clientes de forma precisa, facilitando o monitoramento das receitas e permitindo a realização de ajustes sempre que necessário. Além disso, sua implantação elimina a necessidade de emitir notas fiscais avulsas para cada faturamento mensal de clientes de assinatura, simplificando significativamente o processo contábil e fiscal. Também vale destacar que o Oracle Subscription Management possibilita a automatização dos reajustes das assinaturas, tornando o processo mais ágil e evitando erros humanos.
A bem-sucedida implantação do módulo na Ancar serviu como referência para o time de pré-vendas da Ninecon, viabilizando sua implantação em outros clientes em potencial que também almejam usufruir dos benefícios desse sistema.
Representada por Alexandre Farias e Alex Pagliarini, consultores funcionais, sob a liderança da Program Manager Marisa Guimarães, a Ninecon desempenhou um papel crucial na proposição, defesa da viabilidade, implantação, testes e conclusão bem-sucedida do projeto. A condução do projeto ficou a cargo de Ironmar Pedro Laio, Gerente de Projetos da Ninecon.
Jonatan Molossi foi o consultor responsável pela execução funcional do projeto, com atuação fundamental em um projeto que, além de inovador, foi concluído dentro do prazo e dos custos estipulados, em um verdadeiro caso de sucesso. Daniel Pêgas e Fabiano do Anjos se encarregaram da construção de relatórios específicos e integrações OIC com sistema legado.