Estamos em um ponto de transição na forma como os negócios são conduzidos e as pessoas interagem e colaboram. Desde trabalhar remotamente e compartilhar dados e arquivos em nuvem, até organizar reuniões de negócios realizadas por videochamadas, os locais de trabalho em todo o mundo migraram para uma abordagem digital híbrida.
A computação em nuvem está guiando essa nova forma de trabalho, e a análise baseada em nuvem promete revolucionar a forma como as empresas operam e crescem. Ao facilitar o poderoso processamento de dados a velocidades muito mais rápidas e em escala, as empresas podem analisar as informações mais rapidamente e fornecer inteligência de decisão à medida que os negócios exigem: uma cura muito necessária para um ambiente econômico turbulento no qual as empresas precisam “ver além dos cantos” e mitigar as rápidas mudanças e incertezas do mundo atual.
Uma pesquisa recente da Alteryx sobre o estado da análise em nuvem descobriu que os tomadores de decisão de grandes empresas em todo o mundo esperam que a análise na nuvem tenha um impacto positivo durante a incerteza econômica, com quase 90% concordando que a análise em nuvem os ajudou a ser mais lucrativos.
Hoje, as empresas mais bem-sucedidas do mundo são aquelas que democratizam o processo de geração de dados e insights – para todos os funcionários, em todos os níveis de habilidade – para fornecer inteligência de decisão em toda a organização.
O maior impacto potencial da análise baseada em nuvem vem da operacionalização de dados para obter insights competitivos e do fornecimento de tomadas de decisão baseadas em informação em escala. Ele coloca o poder da análise nas mãos de cada funcionário para que eles possam obter os insights necessários a partir de grandes quantidades de dados, a fim de identificar padrões e tendências críticas com mais facilidade.
Então, como uma empresa cria uma estratégia analítica abrangente e eficaz?
1. Identificar os problemas certos para resolver
Qualquer líder empresarial que embarque em uma jornada de análise em nuvem terá, sem dúvida, um problema em mente para resolver. Tal como a central telefônica automática foi inventada devido à irritação sentida com chamadas mal encaminhadas, também a empresa deve iniciar o processo de mudança perguntando: “o que mais a irrita?” Esse problema em si pode não ter uma solução imediata, mas com dados acessíveis e escaláveis e ferramentas analíticas implementadas, torna-se muito mais alcançável para todos.
Como acontece com qualquer jornada, o segredo é começar aos poucos e enfrentar desafios maiores. É importante considerar o resultado comercial desejado antes de retroceder para alcançá-lo. Ao avaliar o risco potencial versus o benefício do insight gerado, é mais fácil dimensionar e formular casos de uso mais amplos. Desenvolver os processos, as responsabilidades das funções e os padrões de base corretos – as principais facetas da governança de dados – é o próximo passo fundamental para transformar esse processo em algo que proporcione benefícios comerciais muito mais consistentes.
2. Avaliar quais dados e ferramentas possui e como deseja usá-los
Um desafio inicial para qualquer empresa que deseja iniciar sua jornada analítica é descobrir quais dados já possui. Todas as empresas – de uma forma ou de outra – possuem conjuntos de dados que podem ser usados para obter insights de forma a impactar significativamente as decisões de negócios. Alguns acreditam que, para obter insights valiosos, é necessário ter grandes quantidades deles para trabalhar; no entanto, muitos projetos utilizam conjuntos de dados relativamente pequenos para proporcionar um valor desproporcional. A consideração crítica é a qualidade dos dados – não a quantidade. Na verdade, a análise de dados não precisa ser complexa nem resolver imediatamente desafios de negócios no valor de um milhão de dólares. Basta começar com pequenos projetos que podem até ser feitos rapidamente no início, usando conjuntos de dados pequenos e simples. Isso oferece a oportunidade de começar pequeno e crescer grande.
3. Preparar e desenvolver o sucesso
Demonstrar sucessos pequenos, facilmente replicáveis e escalonáveis é importante para continuar gerando benefícios. Ao posicionar estes sucessos como financeiramente viáveis e facilmente repetíveis, pode-se começar a gerar o capital político e a adesão necessários para expandir ainda mais um projeto de dados.
No entanto, o verdadeiro valor do trabalho analítico bem-sucedido vem da automatização da análise e da democratização dos insights. A capacidade de utilizar especialistas de domínio habilitados para análise – os verdadeiros adotantes desses insights, aqueles que conhecem os processos de negócios aos quais estão relacionados e as perguntas de negócios a serem feitas – será capaz de se adaptar rapidamente às mudanças nas demandas do mercado.
4. Implementar, expandir e replicar
Depois que os processos de acesso e preparação de dados forem concluídos, as empresas poderão começar a democratizar o acesso a esses dados e transformá-los em insights de negócios. Treinar as pessoas mais próximas do problema para fornecer respostas rápidas às perguntas é um dos benefícios mais significativos da implementação de uma estratégia baseada em dados. É também um benefício altamente alcançável. Com uma base analítica sólida baseada na nuvem, na avaliação, preparação e identificação, é mais fácil expandir a competência do trabalho realizado e dimensioná-lo para todo o negócio.
Com 70% das empresas planejando colocar a maior parte das suas soluções analíticas na nuvem até 2025, os líderes precisam trabalhar na organização correta para construir a estratégia analítica certa para os seus negócios. Só então poderão obter o máximo retorno dos seus investimentos de análise em nuvem e impulsioná-los mais longe do que os seus concorrentes no ambiente atual, cada vez mais digitalizado e economicamente turbulento.
*Por Marta Clark, vice-presidente LATAM da Alteryx.