A previsão do Gartner é de um aumento global de 7,3% nos gastos com serviços de TI em 2023, esperando que atinja 10,4% este ano, ultrapassando a marca de US$ 1,5 milhão. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelo acesso a recursos/tecnologias de ponta, inovação acelerada e experimentação rápida de novas soluções.
No Brasil, os integradores também se veem diante desse cenário, demandando um reposicionamento para se adaptarem à nova realidade. O CEO do Grupo Qualität, Júlio Moretti, destaca que a empresa já se posicionou como consultoria de TI de alto valor agregado em 2016, com uma forte capacidade técnica de entrega e parcerias com mais de 10 marcas, incluindo a IBM.
Com 20 anos de experiência, o Grupo consolidou sua expertise em serviços As a Service e soluções de Automação Robótica de Processos (RPA), utilizando Inteligência Artificial antes mesmo de se tornar um fenômeno popular. Em 2023, a operação de Serviços e Serviços Gerenciados cresceu impressionantes 165%, comparada a 2022, marcando uma transição significativa para a oferta de serviços de infraestrutura e desenvolvimento de soluções de automação de processos.
Entre os sucessos de 2023, destaca-se a gestão da infraestrutura de TI de uma multinacional com um ambiente crítico SAP para Brasil e Argentina, além da automação de processos em uma empresa nacional bilionária da área de saúde. Moretti ressalta a mudança para um modelo XaaS (tudo como serviço), com a área de serviços operando autonomamente da venda de produtos, resultando na captação de novos clientes em diversos setores.
Para 2024, a meta é continuar crescendo, prevendo um aumento de pelo menos dois dígitos na operação de Serviços. O Grupo Qualität planeja abrir uma nova frente, reforçando seu portfólio de soluções e serviços focados em segurança da informação, alinhado à Política Nacional de Cibersegurança anunciada em dezembro de 2023. A estratégia inclui a oferta de soluções Anti-Ransomware da Halcyon e as soluções de Deep Freeze, MDM e Deploy da Faronics. Moretti destaca a importância de auxiliar os clientes na transição do hype para o ROI, enfatizando a necessidade de governança e maturidade na utilização de soluções de Gen AI para o sucesso do projeto.
O CEO também ressalta que a falta de mão de obra qualificada pode representar um desafio nas implementações, sendo eliminada ao optar pela contratação As a Service, aliviando as preocupações dos C-Levels.