Em um mercado cada vez mais acirrado, a constante busca por melhores serviços, produtos e atendimentos por parte do público reflete nos esforços empresariais por mais eficiência e agilidade nas operações. Fatores esses que têm sua base na tecnologia de ponta.
Dentro desse universo de inovação, é impossível não mencionar a Inteligência Artificial, que se destaca cada dia mais como uma peça fundamental para a transformação digital das empresas, e para ganhos de competitividade frente à concorrência.
Os benefícios da implementação de ferramentas de IA são inúmeros, englobando desde a melhoria da eficiência operacional, aumento da produtividade, melhoria na tomada de decisões e performance, entre outros.
Não à toa, segundo o relatório ‘Future of Jobs’ do Fórum Econômico Mundial, a IA é a área mais promissora no mercado de trabalho para os próximos anos. De acordo com o estudo, mais de 75% das empresas devem incorporar Inteligência Artificial em seus negócios nos próximos cinco anos.
Dentro do contexto de IA, que envolve inúmeras alternativas, a IA Generativa destaca-se como uma das maiores tendências do momento, já que tem a capacidade de automatizar tarefas repetitivas, otimizar processos e detectar processos fora do padrão, mudando significativamente os fluxos de trabalho.
Quando aliada à outras tecnologias, torna-se ainda mais valiosa, resultando em um ecossistema tecnológico integrado, fluido e completo.
Para exemplificar, destaco a combinação entre a Automação de Processos Robóticos (RPA) e Inteligência Artificial Generativa (IA Gen).
A união dessas duas tecnologias resulta em uma plataforma revolucionária que não se limita à simples automação de tarefas repetitivas, mas inaugura uma nova era de otimização e inteligência nos ambientes corporativos.
A inteligência e criatividade, inclusive, são alguns dos aspectos mais valiosos da IA, e abrem caminho para possibilidades ainda maiores.
As ferramentas de IA tem um potencial enorme de inovação e geração de insights e conteúdo, essenciais não apenas para a criação de novos modelos de negócio, como para a melhora daqueles já existentes.
Por isso, mais do que um processo de automatização, a implementação da IA é um processo criativo, que pode e deve ser utilizado em sua máxima capacidade para desenvolver novos caminhos, elevando as organizações à patamares cada vez maiores.
A velocidade das transformações nos negócios modernos exige soluções que se adaptem rapidamente a novos cenários e demandas empresariais.
Ao integrar a IA, as empresas tornam-se também mais flexíveis, capazes de ajustar processos e atender prontamente às necessidades do mercado em constante evolução.
Essa capacidade de resposta rápida é um diferencial competitivo, permitindo que as organizações se destaquem em um cenário empresarial dinâmico, no qual a velocidade e a flexibilidade são essenciais para o sucesso e a inovação contínua.
Aproveito para ressaltar a importância de adotar soluções robustas, resilientes, personalizadas e adaptáveis para as necessidades de cada empresa, evitando possíveis impactos negativos durante a implementação dessas novas tecnologias, que pode ser um desafio.
Além disso, é preciso considerar o limite ético do uso de IA, bem como questões de compliance, primordiais na implementação de ferramentas de IA em qualquer organização.
Afinal, a adoção da IA e de toda e qualquer plataforma tecnológica deve funcionar como uma ferramenta estratégica na busca por inovação e competitividade no acirrado cenário empresarial atual.
*Por Adriano Candido, diretor de Ofertas e Inovação na Softtek Brasil.