Após um ano de parceria com a TIM, a Usina Santa Adélia, importante agroindústria do setor sucroenergético em São Paulo, apresenta os resultados de sua transformação digital. A iniciativa aumentou o tempo de corte diário das colhedoras de cana em uma hora, reduziu em 30% a ociosidade das máquinas e diminuiu em 5% o consumo de diesel durante a safra, contribuindo para a redução da emissão de CO2. Além disso, a parceria beneficiou mais de 280 mil pessoas nas comunidades vizinhas.
Expansão da conectividade
Atualmente, 90% das áreas agrícolas das unidades da Usina Santa Adélia em Jaboticabal e Pereira Barreto contam com conectividade 4G, cobrindo cerca de 60 mil hectares. Toda a frota de máquinas da usina agora possui computadores de bordo para monitoramento em tempo real. A expectativa é que esses números continuem a crescer, ampliando ainda mais os benefícios para o agronegócio brasileiro. A parceria abrange áreas nas cidades de Taquaritinga, Guariba, Monte Alto, Sud Menucci, Ilha Solteira, Itapura, Suzanápolis e o distrito de Entre Rios.
Carlos Soldi Júnior, Gerente de Tecnologia da Informação da Usina Santa Adélia, destaca os inúmeros benefícios proporcionados pela parceria. “Com o investimento em tecnologia, a parceria com a TIM revolucionou os processos operacionais. O monitoramento em tempo real tem permitido uma tomada de decisão mais assertiva e uma operação ágil e precisa”, afirmou.
A parceria com a Usina Santa Adélia reforça o compromisso da TIM em impulsionar o agronegócio através da conectividade, melhorando a eficiência operacional e a produtividade. Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, afirmou: “Nosso objetivo é habilitar a transformação digital no campo. A melhoria da eficiência operacional e o aumento da produtividade do nosso parceiro confirmam que a conectividade não é um custo, mas sim um excelente investimento.”
Prêmio Sustentabilidade Agrícola
Os investimentos em tecnologia renderam à Usina Santa Adélia o prêmio Inova Agro 2023, na categoria Sustentabilidade Agrícola, concedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e o Campus Piracicaba do IFSP. O case premiado, “Campo Conectado – Conectividade e Monitoramento das Operações”, desenvolvido em parceria com a TIM, destaca o compromisso da usina com práticas ambientais responsáveis.