A Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) anunciou a ampliação de seu portfólio de segurança com a introdução de novos recursos de detecção e resposta de rede (NDR) e a ampliação do acesso Zero Trust para redes locais em campus. As inovações foram anunciadas por meio do HPE Aruba Networking Central, com foco em aprimorar a proteção contra ameaças cibernéticas.
Recursos avançados de detecção e resposta
O HPE Aruba Networking Central agora inclui funcionalidades baseadas em análise comportamental para detecção de ameaças. Estes recursos utilizam a telemetria do data lake da plataforma para treinar modelos de IA que monitoram e identificam atividades suspeitas em dispositivos IoT, essenciais para os processos empresariais. A crescente integração de dispositivos IoT nas redes corporativas intensifica a necessidade de monitoramento eficaz para detectar alterações nos padrões de tráfego e possíveis invasões.
Jon Green, Chief Technology and Security Officer (CTSO) da HPE Aruba Networking, destaca: “As empresas cada vez mais percebem que dispositivos IoT sem o devido monitoramento na rede representam um ponto cego na observabilidade de suas soluções de segurança. Esses dispositivos podem ser o ponto de partida para ataques maiores à rede e, portanto, também são um dos principais contribuintes para uma maior superfície de ataque dentro da empresa.”
Expansão do acesso Zero Trust
Além dos novos recursos de NDR, a HPE Aruba expandiu sua abordagem Zero Trust ao estender o controle de acesso baseado em nuvem para redes locais em campus. Esta atualização garante que as políticas de controle de acesso aplicadas na nuvem também se estendam às redes locais e data centers, proporcionando uma experiência uniforme e segura para os usuários, independentemente da localização.
Green comenta ainda: “À medida que as equipes de segurança demandam cada vez mais da rede para entregar soluções de segurança Zero Trust, a companhia fornece recursos de aproveitamento de uma única política de controle de acesso para aplicações in-loco ou fora da empresa.”
Resposta acelerada e políticas de segurança
Para uma resposta mais rápida a ameaças, o HPE Aruba Networking Central agora combina a detecção de ataques com políticas de recomendação para mitigar ameaças potenciais. As equipes de segurança podem visualizar e ajustar as políticas antes da implementação, garantindo que as modificações não impactem negativamente as operações da rede.
Maribel Lopez, fundadora e analista na Lopez Research, afirma: “As empresas precisam de detecção e resposta comportamental baseada em IA nas redes, políticas de segurança universais e aplicação de fim a fim para proteger usuários, dispositivos e aplicações em escala – um ponto importante à medida que os ativos de IA em toda a empresa se tornam cada vez mais alvos de ataques.”
Essas atualizações ampliam o portfólio de segurança da HPE Aruba, que já foi destacada durante a RSA Conference em maio com a introdução de novas soluções de segurança impulsionadas por IA e o primeiro Firewall-as-a-Service SSE da empresa. A HPE Aruba Networking será novamente destacada no Black Hat USA 2024, de 7 a 8 de agosto, no estande 1160, onde também serão apresentadas soluções adicionais de gerenciamento e segurança em computação.