Em um mundo cada vez mais digital e competitivo, a nuvem tornou-se um pilar fundamental para a transformação digital das empresas. Líderes de negócios estão sob pressão para tomar decisões estratégicas que impulsionem o crescimento e a inovação, ao mesmo tempo em que otimizam os custos. A Cloud Economics pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar esses objetivos.
Que as tecnologias em nuvem oferecem escalabilidade, flexibilidade e agilidade, todos já sabem. Porém,…
“…acelerar rápido demais sem saber a direção, fatalmente te afastará muito rapidamente do seu destino (e abra bem os olhos pois essa estrada pode conter curvas perigosas, radares e muros resistentes)”,
fazendo com que a distância e o esforço sejam ainda maiores.
De forma simplificada, Cloud Economics é a disciplina que nos permite transformar a nuvem em um ativo estratégico. Ela permite avaliar, otimizar e gerenciar os custos e o valor dos serviços de computação em nuvem. Isso envolve entender como os recursos de nuvem são alocados e utilizados para maximizar a eficiência financeira e operacional das organizações.
Imagine a nuvem como uma fábrica: você paga pelos recursos que utiliza, mas precisa gerenciar essa fábrica de forma eficiente para evitar acúmulo de estoque, desperdícios no processo produtivo e riscos de acidentes.
Esta disciplina nos ajuda a encontrar o equilíbrio entre custo e performance, maximizando o retorno sobre seu investimento (ROI) em nuvem e liberando recursos para impulsionar a inovação no seu negócio.
Ao entender e aplicar os princípios de Cloud Economics, podemos melhorar a gestão do negócio como, por exemplo, identificando e eliminando gastos desnecessários, liberando recursos para investir em outras áreas estratégicas. Com o estabelecimento de políticas e processos claros de governança e controle, é possível ter uma visão clara da operação, o que permite tomadas de decisões de forma mais ágil, o que aumenta a eficiência operacional e otimiza o uso dos recursos em nuvem.
Com uma melhor eficiência financeira, a organização libera recursos para investir em inovação, tendo mais flexibilidade para experimentar novas tecnologias e novas formas de atender o negócio. Além disso, é possível mitigar os riscos de surpresas desagradáveis na fatura, garantindo a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Movido pela nostalgia dos anos 80 gostaria de trazer uma frase interessante:
“A ambição sem conhecimento é como um barco em terra seca.”
Sr. Miyagi (Karate Kid, 1984)
O conhecimento é fundamental para alcançar os objetivos, os produtos podem ser os mesmos para todos, o desafio está em entender como extrair o melhor de cada um deles mediante aos desafios de cada mercado, momento e maturidade não apenas dos envolvidos, mas também da empresa.
*Por Bruno Viscaino Pinto, Diretor Técnico de Arquitetura da Ninecon.