A IBM e a Minsait, empresa de TI e transformação digital do grupo Indra, anunciaram a criação de um Centro de Excelência (CoE) em Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na Espanha, com base na plataforma IBM watsonx. O objetivo é acelerar a transformação digital de empresas espanholas, tanto do setor público quanto privado.
As duas empresas estão desenvolvendo soluções e projetos-piloto voltados para o atendimento ao cliente e suas operações internas, utilizando IA generativa para automatizar processos e melhorar a qualidade de serviços.
Plataforma watsonx como diferencial
A plataforma IBM watsonx desempenha um papel central na iniciativa, oferecendo uma abordagem aberta, híbrida e confiável para a IA empresarial. A flexibilidade para escolher modelos e ambientes de implementação (nuvem ou on-premise) é um dos principais benefícios. “Por meio do nosso centro de excelência em IA generativa, destacamos nossa colaboração com parceiros-chave, como a Minsait, para desenvolver soluções inovadoras, capazes de impulsionar a transformação digital e impactar positivamente o dia a dia das organizações espanholas”, afirmou Raúl García, Ecosystem Leader da IBM.
A colaboração entre especialistas da Minsait e a equipe de engenharia da IBM tem sido crucial para o desenvolvimento de projetos inovadores. Um exemplo são os avanços em centros de atendimento, onde uma solução baseada em IA gerou uma redução significativa no tempo de auditorias.
Ignacio Fernández, diretor global de Serviços Financeiros da Minsait, destacou o impacto da parceria: “Ao reunir os recursos de ambas as organizações, criamos uma proposta de valor diferenciada e transformadora no setor de inteligência artificial.”
A infraestrutura de nuvem projetada pela IBM permite uma migração ágil entre ambientes, garantindo que as empresas estejam preparadas para os desafios da digitalização crescente. A flexibilidade e escalabilidade oferecidas são peças-chave na adaptação das organizações a um cenário em rápida evolução.