A Atos, líder global em transformação digital, é a responsável pela organização, manutenção e suporte de um alto volume de dados da Fundação Renova. A Fundação, que supervisiona as reparações e compensações dos danos ambientais e sociais decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), possui um vasto repositório de informações sobre os resultados de 42 programas implementados em projetos diversos.
Desde junho de 2023, a Atos tem gerenciado o ambiente de Datalake, que é um repositório centralizado de dados em nuvem. A empresa está em processo de migração das cargas de trabalho críticas para a Data Intelligence Platform Databricks, assegurando que os dados brutos da Fundação Renova sejam consolidados, integrados, seguros e acessíveis a todos os colaboradores. O sistema integra 14 plataformas da Fundação, coletando dados de mais de 4 mil fontes distintas.
Projeto de FinOps e resultados
No primeiro semestre de 2024, a Atos implementou o projeto de FinOps, que produziu um diagnóstico inicial com sugestões e recomendações para a gestão de dados. Entre os principais resultados, destaca-se uma otimização de 35% do espaço no banco de dados e uma previsão de economia de custos de até 12%.
“A Fundação Renova reúne técnicos e especialistas de diversas áreas de conhecimento, e dezenas de entidades de atuação socioambiental e de conhecimento científico do Brasil e do mundo. A empresa representa uma alta responsabilidade social, ambiental e financeira para os territórios onde atua e, por isso, é fundamental que ela tenha uma plataforma robusta que auxilie seu gerenciamento de dados. Nesse sentido, a Atos apoia a Renova neste grande desafio, aplicando as melhores práticas de mercado para gerenciar esse cenário massivo de dados, garantindo a segurança e a acessibilidade das informações, além de trazer um projeto com um custo otimizado”, afirma Fábio Beato, Diretor de Cloud Computing na Atos para a América do Sul.