A TIVIT, multinacional brasileira especializada em soluções de tecnologia, finalizou com sucesso a migração do ambiente SAP da State Power Investment Corporation (SPIC) Brasil para a nuvem da Amazon Web Services (AWS). Agora, a SPIC Brasil, uma das cinco maiores empresas globais do setor de energia, opera com a solução RISE with SAP S/4HANA, totalmente integrada e otimizada no ambiente AWS.
Motivações para a migração
Antes da migração, a SPIC Brasil utilizava o Hana Enterprise Cloud (HEC), uma versão anterior e menos abrangente dos serviços de hospedagem em nuvem SAP. A necessidade de modernização e maior flexibilidade motivou a escolha pela solução RISE with SAP S/4HANA. “A decisão pela mudança foi motivada pela necessidade de um ambiente mais moderno e eficiente. Com o RISE with SAP S/4HANA, conseguimos entregar uma solução que é gerenciada e otimizada pela SAP, garantindo um salto significativo em performance e integração”, afirma Sérgio Iannicelli, diretor de Digital e Negócios SAP da TIVIT.
Processo de transição
A transição para o novo ambiente levou cerca de quatro meses e incluiu a implementação de soluções críticas para gestão financeira, contabilidade, compras, vendas, integração e Nota Fiscal Eletrônica. Durante o processo, foram migrados aproximadamente 1,5 terabytes de dados, assegurando a continuidade das operações da SPIC Brasil. “Nossa longa parceria de cinco anos com a SPIC foi um fator determinante para sermos escolhidos para conduzir essa migração complexa. O conhecimento profundo do ambiente do cliente e a confiança mútua foram fundamentais para o sucesso do projeto”, complementa Iannicelli.
Infraestrutura e benefícios
Para garantir a eficiência e segurança da nova infraestrutura, desenvolvida em colaboração com a AWS, a TIVIT utilizou a solução PMC (Partner Managed Cloud), acompanhada de um pacote BPO (Business Process Outsourcing) que abrange infraestrutura, subscrição, integração e serviços adicionais. Com a adoção do RISE with SAP, a SPIC Brasil experimentou ganhos significativos em escalabilidade, agilidade na tomada de decisões e eficiência operacional, resultando em menos erros e maior integração dos dados.
A flexibilidade da nova plataforma permite customização conforme as necessidades específicas da empresa, oferecendo um diferencial competitivo. “Com a proximidade do fim do suporte ao ERP antigo em 2027, recomendamos que as organizações se preparem com antecedência para evitar surpresas de pressão de tempo e garantir uma migração tranquila”, conclui Iannicelli.
A TIVIT se reafirma como uma parceira estratégica na transformação digital de grandes empresas, fornecendo soluções tecnológicas que conectam eficiência e inovação, preparando-as para o futuro.