A SONDA Brasil, líder regional em transformação digital, deu um passo estratégico com a inauguração do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) da América Latina. Localizado em São Paulo, o novo COI representa um investimento de US$ 2 milhões nos próximos dois anos e busca redefinir o gerenciamento de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas empresas.
O COI é parte da área de Digital Communications, criada a partir do projeto Infovia Digital no Mato Grosso do Sul. “Com o apelo de redefinir o padrão de gerenciamento de TIC dos ambientes corporativos, o modelo inova pela sua capacidade de atendimento de ponta a ponta”, afirma Germano Vieira, vice-presidente de Digital Communications da SONDA.
Um portfólio integrado para o mercado
O COI da SONDA Brasil propõe uma abordagem inédita, oferecendo soluções completas que vão da conectividade à infraestrutura interna de empresas. Diferentemente do modelo fragmentado tradicional, a SONDA apresenta uma operação integrada que monitora, antecipa falhas e oferece respostas rápidas a problemas, garantindo continuidade operacional.
“O conceito do COI está na ‘observabilidade’, ou seja, mais do que monitorar, trata-se de identificar causas e propor soluções de forma proativa”, explica Vieira. Combinando cibersegurança, análise de dados, e tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial, a estrutura promete ser um marco no mercado de TIC.
Caso de sucesso no Mato Grosso do Sul
O projeto Infovia Digital no Mato Grosso do Sul consolidou o modelo do COI, integrando 1.600 unidades administrativas, como escolas e hospitais, em uma estrutura centralizada. Além de Parcerias Público-Privadas (PPPs), a solução é direcionada a setores estratégicos como o varejo, atendendo desde problemas em pontos de venda até a gestão de conectividade.
Com o sucesso no Brasil, o modelo está sendo escalado para outros países onde a SONDA atua. O Chile já iniciou sua implementação, e a expansão para Colômbia, México e Argentina está prevista para 2025.
Operação 24/7 com alta escalabilidade
A estrutura do COI em São Paulo conta com uma operação automatizada e autônoma, capaz de monitorar 3.000 equipamentos de 50 empresas simultaneamente. Essa eficiência permite atender grandes demandas com uma equipe enxuta, assegurando escalabilidade.
“Essa iniciativa reafirma o compromisso do Brasil em avançar com soluções inovadoras”, conclui Ricardo Scheffer, CEO da SONDA do Brasil.
Com um portfólio robusto e visão de futuro, a SONDA Brasil solidifica sua posição como parceira estratégica para empresas que buscam eficiência, segurança e inteligência operacional.