A Oracle e o Google Cloud anunciaram a expansão de sua oferta multicloud, com a adição de oito novas regiões, incluindo São Paulo, e novos recursos para o Oracle Database@Google Cloud. A iniciativa visa fortalecer a infraestrutura dos clientes, reduzir custos e oferecer maior flexibilidade e resiliência para operações críticas.
Entre as novas regiões planejadas para os próximos 12 meses estão EUA Central 1 (Iowa), Montreal, Toronto, Tóquio, Osaka, Mumbai, Delhi e São Paulo. Além disso, a capacidade dos datacenters será dobrada em locais estratégicos como Londres, Frankfurt e Ashburn. Atualmente, o Oracle Database@Google Cloud já está disponível nas regiões dos EUA Leste (Ashburn), EUA Oeste (Salt Lake City), Reino Unido Sul (Londres) e Alemanha Central (Frankfurt).
Novos recursos para maior segurança e eficiência
Os novos recursos do Oracle Database@Google Cloud incluem suporte à recuperação de desastres entre regiões, permitindo a replicação de dados para garantir a continuidade operacional. Clientes poderão acessar seus bancos de dados com segurança por meio de um endpoint público ou restringindo o acesso a um conjunto de IPs aprovados.
Outro destaque é a introdução de clusters de máquinas virtuais (VM) para o Oracle Exadata Database Service em Infraestrutura Dedicada. Com essa funcionalidade, os clientes poderão reduzir custos e personalizar a infraestrutura para atender a necessidades específicas, como ambientes de teste e desenvolvimento.
Segundo Karan Batta, vice-presidente sênior da Oracle Cloud Infrastructure, “os novos recursos do Oracle Database@Google Cloud foram projetados para suportar as cargas de trabalho críticas dos clientes e suas estratégias gerais de TI em um contexto multicloud.”
Integração com IA e benefícios financeiros
A parceria entre a Oracle e o Google Cloud busca otimizar o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina. “Ao aproximar os bancos de dados dos clientes das ofertas de IA do Google, os clientes ganham benefícios significativos, como um processamento de IA mais rápido e eficiente, resultando na capacidade de escalar rapidamente aplicações de IA”, destaca Andi Gutmans, vice-presidente e gerente geral de bancos de dados do Google Cloud.
Os clientes poderão adquirir serviços do Oracle Database@Google Cloud por meio de seus contratos existentes com o Google Cloud e aproveitar benefícios como Bring Your Own License (BYOL) e Oracle Support Rewards.
Vantagens estratégicas para empresas
A ampliação da parceria entre Oracle e Google Cloud oferece aos clientes benefícios como:
- Implantação e consolidação simplificadas de cargas de trabalho.
- Ambiente operacional seguro e de baixa latência dentro do Google Cloud.
- Integração com serviços do Google Cloud, como Gemini, Vertex AI, BigQuery e Looker.
- Conectividade privada e de alta velocidade com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) por meio do Oracle Interconnect para Google Cloud.
Com essas novidades, a Oracle e o Google Cloud reforçam sua estratégia multicloud, permitindo que empresas acelerem sua transformação digital e inovação na nuvem.