segunda-feira, 3 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Negócios

UiPath impulsiona gestão de pagamentos da Suzano com automação

Tecnologia reduz multas, otimiza processos e gera economia anual de R$ 300 mil para a líder global em celulose.

IT Section Por IT Section
13/02/2025 - 16:10
A A
0
Foto: Canva

Foto: Canva

CompartilharPostar

A UiPath (NYSE: PATH), referência em automação empresarial e inteligência artificial, viabilizou a transformação digital da Suzano S/A, maior produtora mundial de celulose e líder em bioprodutos derivados do eucalipto. Com a implementação de automação inteligente, a empresa otimizou sua gestão de pagamentos logísticos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional.

Processamento de documentos acelerado e redução de custos

A logística da Suzano lidava com um volume anual de mais de 30 mil PDFs, processados manualmente por apenas quatro colaboradores. Esse fluxo resultava em um lead time mínimo de 30 dias para registro de pagamentos, causando prejuízos financeiros expressivos. Em 2021, atrasos geraram um custo adicional de R$ 312 mil em multas e juros.

Buscando uma solução ágil, a Suzano implementou um sistema baseado em Intelligent Document Processing (Processamento Inteligente de Documentos) e Action Center da UiPath, combinando automação robótica com interação humano-robô para agilizar processos financeiros.

“A Suzano nos procurou buscando uma solução para acelerar esse processo e minimizar os riscos de erro, evitando novos prejuízos financeiros”, explica Mauricio Grohs, VP da UiPath para o Brasil.

O projeto foi concluído em apenas seis meses, com um custo 75% menor que o previsto e integração direta ao SAP, garantindo suporte interno contínuo.

Resultados expressivos com automação

Entre os principais benefícios da automação, destacam-se:

  • Redução de 95% nas multas e juros por atrasos nos pagamentos.
  • Diminuição de 25 dias no lead time para registro de pagamentos.
  • Economia de aproximadamente R$ 300 mil anuais em custos de sustentação.

Próximos passos: IA Agentic e Process Mining

O sucesso do projeto levou a Suzano a investir em Agentic Process Automation (APA) para ampliar ainda mais sua eficiência operacional.

“Nosso objetivo é integrar agentes de IA aos RPAs existentes, reduzindo a carga de trabalho humano, otimizando custos e acompanhando a rápida expansão da empresa”, afirma Ana Paula da Silva Santos, do CoE da Suzano.

A IA Agentic permite que agentes de software operem de forma autônoma, utilizando modelos de linguagem (LLMs), inteligência artificial generativa (GenAI) e grandes modelos de ação (LAMs). Essas tecnologias possibilitam que sistemas analisem dados, detectem padrões e realizem operações automatizadas com eficiência.

Além disso, a Suzano já utiliza UiPath Process Mining para identificar desvios em tempo real e encontrar novas oportunidades de automação.

Segundo previsões do Gartner, agentes de software deverão tomar 15% das decisões empresariais de forma autônoma nos próximos anos.

“A IA Agentic deve crescer rapidamente à medida que as empresas compreendem seus benefícios e capacitam seus colaboradores para interagir com a tecnologia. Trata-se de uma relação ganha-ganha: mais produtividade, menos riscos, mais eficiência e menos trabalho repetitivo para os profissionais”, conclui Mauricio Grohs, VP da UiPath.

Tags: AutomaçãoSuzanoUiPath
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Canva
Negócios

AP Digital Services amplia parceria com Pipefy

Foto: Canva
Negócios

Brasil impulsiona expansão global da Mendix

Foto: Canva
Negócios

Consig 360 amplia operação no Nordeste

Foto: Canva
Negócios

NVIDIA e Nokia unem forças para criar plataforma de IA voltada ao 6G

Próximo Artigo
Foto: Canva

Algar Tech CX lança IAsmin, IA generativa para otimizar atendimento ao cliente

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Relatório da Claroty alerta sobre riscos críticos em sistemas de gestão predial

Foto: Canva

Check Point alerta sobre golpes cibernéticos no Imposto de Renda 2025

Foto: Divulgação

Leega anuncia Reginaldo Fontes como diretor executivo global de Contas Estratégicas

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Databricks anuncia Rafael Zani como novo líder de engenharia no Brasil

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Canva

AP Digital Services amplia parceria com Pipefy

Foto: Divulgação

Governo estabelece novos padrões de segurança para dados em nuvem e desafia o mercado

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.