A SONDA, líder em serviços de transformação digital na América Latina, encerrou 2024 com uma receita consolidada de US$ 1,54 bilhão, representando um crescimento de 18,6% em relação a 2023. O desempenho positivo foi registrado em todas as regiões onde a empresa opera, com destaque para a Região Andina (28,2%), Brasil (21,7%), América do Norte (19,0%) e Cone Sul (16,2%).
O resultado operacional da companhia foi de US$ 91 milhões, um aumento de 12,1% sobre o ano anterior. Já o EBITDA atingiu US$ 144 milhões, crescendo 14,6% em comparação a 2023.
Estratégia de crescimento e mercados-chave
O avanço da SONDA se deve à especialização em verticais da indústria e à expansão em mercados estratégicos, como Chile, Brasil, México e Colômbia. Segundo a empresa, esses países apresentam taxas de crescimento superiores às projetadas para os gastos com TI, impulsionando a demanda por soluções digitais inovadoras.
O lucro líquido atribuível à controladora foi de US$ 32 milhões, uma redução de US$ 6,3 milhões em relação ao ano anterior. O recuo foi impactado por um ganho financeiro não recorrente de US$ 8 milhões em 2023, referente à aquisição da Multicaja, no Chile. Excluindo esse fator, a empresa teria registrado um crescimento de 6% no lucro líquido.
Expansão de contratos e novos negócios
A SONDA fechou contratos no valor de US$ 1,76 bilhão em 2024, com um pipeline de oportunidades que alcançou US$ 5,3 bilhões.
“O crescimento da empresa em 2024 em todas as regiões é uma prova da solidez da estratégia e da evolução que vivenciamos nos 13 países onde atuamos. São todos mercados muito dinâmicos e nos quais nos posicionamos como um player competitivo graças às nossas soluções e aos nossos serviços tecnológicos digitais”, afirma Marcelo Castiglione, gerente geral corporativo da SONDA.
Entre os principais contratos fechados, destacam-se projetos de eletromobilidade para transporte público no México, megacontratos de terceirização e integração na Colômbia, a implementação de uma Hyperscale no Data Center chileno e iniciativas de segurança digital com inteligência artificial em diversos países.
Projetos de destaque em 2024
No Chile, a empresa habilitou um sistema de pagamento via QR Code em parceria com a EFE (Empresa Ferroviária do Estado) e expandiu serviços para os setores de mineração, saúde e varejo.
No Brasil, a SONDA implementou um projeto de outsourcing de impressão para a maior rede de clínicas do país, desenvolveu aplicativos bancários e assinou novos contratos de infraestrutura digital com a Infovia Digital, do estado de Mato Grosso do Sul.
Outros projetos relevantes incluíram a instalação de 8 mil câmeras de segurança no Uruguai, um switch bancário que processa 60% das transações do país e o desenvolvimento do SmartCampus no Peru, em parceria com o Instituto Cultural Peruano Norte-Americano. Já na Argentina, a empresa ampliou sua carteira de clientes e implantou o sistema de pagamento EMV em mais de 7 mil ônibus em Buenos Aires.
Perspectivas para 2025
Para o próximo ano, a SONDA pretende expandir sua atuação nos setores de bancos, transportes e varejo, além de lançar uma nova vertical voltada para Telecomunicações e Mídia.
“Em 2025, nosso foco será continuar crescendo no desenvolvimento e integração de soluções tecnológicas em setores nos quais já estamos presentes, como bancos, transportes e varejo, entre outros. Ainda em 2025, vamos implementar a nova vertical de negócios de Telecomunicações e Mídia, aproveitando a vasta experiência da SONDA, que tem trabalhado lado a lado com este setor ao longo de sua história”, destaca José Orlandini, presidente do Conselho de Administração da SONDA.