A Megaport, líder global em Network as a Service (NaaS), anunciou uma parceria estratégica com a Angola Cables e sua subsidiária TelCables Brasil. O acordo permitirá que empresas brasileiras se conectem instantaneamente a mais de 930 data centers e 300 pontos de conexão em nuvem ao redor do mundo, aproveitando a infraestrutura global da Angola Cables e a rede definida por software (SDN) da Megaport.
Expansão da conectividade para empresas brasileiras
Com essa colaboração, a Angola Cables e a Megaport irão interligar suas redes em hubs estratégicos como Nova Iorque, Miami e Londres, proporcionando aos clientes acesso a um ecossistema global que inclui provedores de serviços, data centers e soluções em nuvem.
Além disso, a TelCables Brasil irá posicionar estrategicamente seus clientes, oferecendo soluções avançadas como GDI, Remote Peering, Cloud to Cloud e Data Center to Cloud através da Megaport. Com isso, empresas brasileiras terão maior flexibilidade para expandir suas operações para mercados estratégicos na América do Norte, Europa, África e Ásia.
Parceria acelera a transformação digital e expande mercados
Para Rui Faria, membro da Diretoria Executiva da Angola Cables, a parceria com a Megaport representa um avanço significativo para a conectividade digital, “Graças à nossa rede de cabos submarinos e às parcerias estratégicas, estamos criando um verdadeiro ‘supercorredor’ para o trânsito rápido de dados e tráfego digital do Leste para o Oeste.”
Faria destaca que a integração com a Megaport simplifica a expansão global das empresas, permitindo conexões de baixa latência com instituições financeiras, universidades e mercados emergentes. “Uma interface simples e intuitiva da Megaport permite que os usuários acessem instituições financeiras globais, como bolsas de valores, bancos internacionais e casas de investimento. As possibilidades são praticamente ilimitadas – desde universidades e centros de conexão acadêmica nos EUA até empresas que buscam expandir suas operações para Singapura. Além disso, as conexões de baixa latência podem ser feitas em minutos por meio da plataforma fácil de usar da Megaport.”
Redução de barreiras para conectividade global
Matt Simpson, Vice-presidente Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Canais Globais da Megaport, reforça que a parceria elimina desafios técnicos e financeiros enfrentados por empresas que precisam expandir sua conectividade, “Nossa extensa SDN simplifica a conectividade para empresas que precisam interligar data centers, infraestrutura em nuvem e IA, pontos de troca de tráfego de internet e mais de 300 provedores de serviços em cinco continentes. O alcance e as capacidades da nossa plataforma NaaS global ajudam as empresas a eliminar muitas das barreiras tradicionais de acesso, incluindo desafios técnicos, custos de capital, desempenho e segurança de rede.”
O ecossistema global da Megaport também permitirá que clientes da Angola Cables tenham acesso direto ao mais novo AI-Exchange e Financial Services Exchange, facilitando a integração com serviços de inteligência artificial e mercados financeiros internacionais.
Para Rui Faria, a parceria com a Megaport fortalece a posição da Angola Cables como um hub global de conectividade, “Como a 23ª operadora de rede mais interconectada do mundo, nossa colaboração com a Megaport fornece às empresas os recursos e infraestrutura necessária para expandir suas operações e receitas, alcançando clientes em qualquer lugar do mundo.”
Com esse acordo, empresas brasileiras ganham um novo nível de conectividade, acelerando a adoção de serviços em nuvem, inteligência artificial e transformação digital.