A Döhler, tradicional empresa têxtil com sede em Joinville (SC) e mais de 140 anos de história, passou por uma verdadeira revolução digital no setor de Recursos Humanos e Comunicação Interna. Em maio de 2022, a companhia adotou a plataforma da Joinin, uma solução online voltada à gestão de pessoas e à comunicação corporativa. Com a ferramenta, batizada internamente de Clic Döhler, a empresa modernizou processos, reduziu o uso de papel e ampliou a interação entre colaboradores e áreas estratégicas.
Antes da implementação, os processos eram majoritariamente analógicos: documentos impressos, comunicados em murais físicos, uso da intranet e e-mails corporativos. Com a nova tecnologia, o impacto foi imediato, segundo Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da Döhler: “Um dos primeiros impactos foi a autonomia do colaborador, que consegue acessar documentos como folhas de pagamento, declarações, abrir atendimento para dúvidas, entre outras coisas, no Clic Döhler. Outro impacto foi na sustentabilidade, pois deixamos de imprimir 51 mil holerites por ano, gerando economia de cerca de R$10 mil neste período só folhas de pagamento, por exemplo. E claro, todos ficam sempre muito bem informados dos comunicados oficiais, sorteios, datas com eventos importantes, dicas de saúde, segurança, entrega de brindes, entre outros avisos.”
Hoje, a ferramenta se tornou um verdadeiro hub de relacionamento interno. Popularmente apelidado de “app da firma”, o Clic Döhler conquistou colaboradores de todos os níveis hierárquicos pela usabilidade simples e eficiente. “Conquistamos uma comunicação quase que instantânea com o ecossistema interno. As facilidades de registro de ponto, declarações, informativos de imposto de renda, por exemplo, se estenderam a outros canais igualmente importantes: pelo Clic, qualquer funcionário pode se manifestar, seja para interagir nas nossas campanhas e iniciativas, ou mesmo para registrar alguma necessidade ou descontentamento com alguma situação. Inclusive, há um canal de denúncias anônimo e seguro acessado por meio do Clic”, explica Marco Aurélio.
Segundo o executivo, a segurança da informação também é um ponto forte da solução. Todas as interações seguem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e estão alinhadas ao Código de Ética da companhia. A interface intuitiva segmenta os conteúdos por temas, facilitando o acesso. No “Achados e Perdidos”, é possível localizar objetos esquecidos; na aba Ambulatório, os colaboradores encontram informações sobre vacinas, atendimentos e saúde ocupacional; já na seção de Transporte Fretado, estão organizadas todas as rotas disponíveis.
Marco Aurélio destaca ainda o uso estratégico da plataforma em ações internas. “Recentemente tivemos uma situação muito produtiva em relação ao Clic. Por meio da ferramenta, fizemos uma Pesquisa de Clima, sem a necessidade de contratação de uma terceirizada para este serviço. Com o resultado, conseguimos implantar um novo benefício para os colaboradores. Ou seja: temos inúmeras formas de explorar a plataforma em prol do bem-estar coletivo.”
O sucesso da iniciativa transformou o Clic Döhler em uma vitrine de inovação para outras empresas. “São frequentes os pedidos de benchmarking de outras grandes empresas para entender como funciona o nosso sistema. O Clic Döhler foi, inclusive, reconhecido pelo Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC), em 2024, na categoria Excelência Organizacional”, revela o executivo.
Para Rogério Wiethorn Jr., CEO da Joinin, o impacto positivo da digitalização em RH e comunicação é reflexo direto da proposta da plataforma. “A digitalização desses processos é um caminho sem volta no meio corporativo – e o que a gente busca é oferecer essa transformação priorizando a conexão de pessoas, proporcionando um ambiente de trabalho que seja eficiente e que também traga eficiência para os colaboradores. Com a nossa solução, ganha a empresa, que embarca sistemas operacionais mais ágeis e qualificados, e ganha o colaborador, que tem na palma da mão uma ponte direta com seus pares e com os principais canais corporativos”, afirma.