A IBM e o Instituto Caldeira anunciaram uma parceria estratégica para capacitar jovens em inteligência artificial (IA). A colaboração faz parte do programa global da IBM, que visa qualificar 30 milhões de pessoas até 2030, e irá beneficiar sete mil alunos da rede pública no Rio Grande do Sul por meio da plataforma IBM SkillsBuild.
Formação de jovens em IA no Rio Grande do Sul
O Instituto Caldeira, hub de inovação e negócios localizado em Porto Alegre (RS), será responsável pela implementação da primeira fase do programa, que estará integrada ao projeto Geração Caldeira. Este programa, gratuito e focado na capacitação e inserção produtiva de jovens talentos na nova economia, ocorrerá anualmente e envolverá atividades presenciais e oficinas práticas.
“A parceria do Caldeira com a IBM é fundamental para darmos acesso a capacitações de alto nível sobre IA com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo”, afirmou Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira. “Acreditamos que os jovens que aproveitarem a oportunidade terão um grande diferencial no mercado, e o Caldeira irá conectar centenas deles com vagas de trabalho na área de tecnologia.”
O que oferece o programa?
Os estudantes terão a oportunidade de escolher entre quatro trilhas de formação: Sales, Marketing & Design, Java e Data & AI. Independentemente da trilha, todos os participantes terão acesso ao curso “Fundamentos da IA”, que abordará a transversalidade da inteligência artificial nas profissões do futuro. Justina Nixon-Saintil, diretora global de impacto da IBM, destacou que a colaboração com o Instituto Caldeira visa criar um modelo replicável de formação técnica acessível e alinhada às demandas do mercado.
Geração Caldeira e outras iniciativas
O programa Geração Caldeira também oferece formação técnica gratuita, certificações de empresas de tecnologia de renome, além de bolsas para a etapa presencial. Em 2025, serão distribuídos R$ 800 mil em bolsas. Além do Geração Caldeira, o Instituto Caldeira promove outras iniciativas como o Futuros Possíveis – Summer Job e a disciplina eletiva Ecossistemas de Inovação, que oferece aos estudantes uma experiência prática de interconexão com um hub de inovação e tecnologia.