A Americanas, uma das maiores varejistas do Brasil, concluiu um dos seus mais relevantes movimentos de transformação digital ao adotar a VTEX, plataforma global de comércio composable para empresas B2C e B2B. O projeto de migração substituiu um sistema legado e entrou em operação em apenas 11 meses, consolidando a parceria estratégica entre as duas empresas.
A iniciativa faz parte de um processo amplo de modernização e simplificação do ambiente de e-commerce da Americanas, com foco em estabilidade, escalabilidade e velocidade na inovação.
“VTEX é uma plataforma de vendas consolidada, com abrangência de funcionalidades e escopo aderente às nossas necessidades de negócio e de evolução do digital”, afirmou Renato Drumond, vice-presidente de Varejo Digital da Americanas.
Modernização com foco em performance e agilidade
Com a adoção da VTEX, a Americanas passou a operar com uma infraestrutura mais robusta e escalável. A nova plataforma oferece recursos prontos para uso, como integração nativa com sellers, funcionalidades de publicidade e capacidades omnicanal. A mudança proporcionou maior flexibilidade, redução de custos operacionais, otimização de processos e ganho no time-to-market.
“A VTEX é modular, permite maior flexibilidade para a gente se adaptar e, ao mesmo tempo, desenvolver novas soluções para oportunidades surgidas a partir das estratégias de negócios”, destacou José Figueiredo, CTO da Americanas.
Execução em tempo recorde com foco colaborativo
O projeto foi entregue em apenas 11 meses — do provisionamento da conta em abril de 2024 ao go-live em março de 2025 — por meio de uma colaboração entre as equipes técnicas da Americanas, da VTEX e de parceiros estratégicos.
Um dos principais desafios enfrentados foi a migração do Seller Center para um novo protocolo de indexação de disponibilidade e preços. Também foi necessário adaptar a infraestrutura da VTEX para suportar um volume ampliado de sellers, promoções e páginas indexadas no Google. Esse processo envolveu engenharia, SEO e aprimoramento de frameworks como o FastStore, baseado em tecnologias modernas para acelerar a construção de lojas.
“Essa transformação demonstra o comprometimento da Americanas com a construção de uma operação digital sustentável. Além disso, a VTEX traz velocidade para inovarem, além de ser resiliente e flexível para customizarem o que precisam”, destacou Rafaela Rezende, general manager da VTEX no Brasil.
Resultados práticos e inovações em tempo real
A arquitetura SaaS exigiu um redesenho nos processos internos, já que o ambiente anterior era gerenciado internamente. Com a nova plataforma, a Americanas liberou funcionalidades como carrinhos mistos — que combinam produtos de diferentes estoques e lojas — e passou a integrar de forma mais dinâmica o ecossistema de parceiros da VTEX.
Exemplos de inovação incluem:
- Desenvolvimento de conectores de pagamento pela própria Americanas com VTEX IO;
- Solução de pagamento em loja desenvolvida pela Quality;
- Extensão antifraude criada pela Clearsale.
Nova base para o crescimento digital
Com a VTEX, a Americanas inicia uma nova fase de sua operação digital, apoiada em uma base sólida para escalar com eficiência, entregar experiências mais conectadas ao consumidor e manter sua posição de referência no e-commerce brasileiro.





