A Red Hat anunciou, nesta semana, uma série de atualizações estratégicas em seu programa global de engajamento com parceiros. O objetivo é claro: fortalecer o ecossistema por meio de mais simplicidade, opções e flexibilidade, além de fomentar o crescimento conjunto com parceiros em todo o mundo.
A transformação atende a um cenário de rápida evolução tecnológica, impulsionado por inovações em inteligência artificial e virtualização, que desafiam empresas de todos os setores a se adaptarem com agilidade.
“A transformação contínua da experiência global de engajamento com parceiros da Red Hat é uma prova de nosso compromisso com uma abordagem centrada no ecossistema, visando oferecer soluções impactantes e personalizadas para os clientes. Com essa transformação, estamos proporcionando maior autonomia aos parceiros, trazendo mais opções, oportunidades claras de crescimento e uma colaboração mais forte entre eles e a Red Hat”, declarou Stefanie Chiras, Vice-presidente Sênior do Partner Ecosystem da Red Hat.
As mudanças se apoiam em três pilares principais: unificação global do programa de parceiros, simplificação de incentivos e aprimoramento da experiência digital.
Especializações técnicas ganham mais profundidade
O já conhecido Partner Practice Accelerator passa a se chamar Red Hat Specialized Partner Program e ganha mais destaque como iniciativa voltada à validação de competências técnicas dos parceiros, com foco em áreas estratégicas da TI.
A proposta é clara: ampliar o reconhecimento das habilidades e capacidades de entrega dos parceiros ao longo de todo o ciclo de vida do cliente.
Entre as novidades estão a expansão das especializações para incluir Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e RHEL AI, além da subdivisão da especialização em Red Hat OpenShift nas áreas de virtualização, containers e desenvolvimento de aplicações. Parceiros certificados receberão o selo correspondente à sua área técnica, como “Red Hat Specialized Partner – Mission Critical Automation” ou “Red Hat Specialized Partner – AI Platform.”
Lançamento do Partner Demand Center fortalece ações de marketing
A nova plataforma Red Hat Partner Demand Center, que inclui a Campaigns and Demand Generation Platform, foi projetada para dar autonomia aos parceiros em suas ações de marketing. A iniciativa permite lançar campanhas completas, personalizar conteúdos com a própria marca e acompanhar resultados em tempo real.
A ferramenta já oferece mais de 16 campanhas em nove idiomas, abrangendo todo o portfólio de soluções Red Hat. Seus principais diferenciais incluem:
- Execução autônoma de campanhas com interface intuitiva;
- Personalização de conteúdo e identidade visual;
- Acompanhamento detalhado de performance e geração de leads;
- Biblioteca com materiais prontos para workshops e webinars.
Empresas interessadas podem solicitar acesso direto à nova plataforma e começar a desenvolver campanhas de forma independente, com co-branding e alinhamento direto com a Red Hat.
Incentivos mais atrativos e ferramentas digitais aprimoradas
Além das especializações e da nova plataforma de marketing, a Red Hat também está reformulando sua estratégia de incentivos e descontos, com foco em rentabilidade para os parceiros e crescimento das soluções Red Hat Ansible Automation Platform e Red Hat OpenShift.
As ferramentas digitais do ecossistema foram otimizadas para facilitar a navegação, oferecer mais visibilidade e promover uma experiência de engajamento mais intuitiva.
Para mais informações, os parceiros podem acessar o portal Red Hat Partner Connect, consultar seus gerentes de conta ou acessar o Red Hat Content Center para conhecer os critérios de elegibilidade e detalhes das novas ofertas.





