A Wipro, referência global em tecnologia e consultoria, anunciou o lançamento do Wipro Innovation Network (WIN), uma plataforma colaborativa que conecta clientes, parceiros, startups e universidades em uma rede global para acelerar a co-inovação tecnológica. Com mais de 100 hubs de inovação em 30 países, a iniciativa visa impulsionar a adoção de tecnologias emergentes como inteligência artificial (IA), multicloud, engenharia de plataformas digitais e modernização de aplicações.
A proposta é oferecer um novo modelo de colaboração, que alia inovação global com personalização local. A estrutura do WIN permite que empresas, incluindo as brasileiras, tenham acesso direto a metodologias e soluções validadas internacionalmente, adaptadas às realidades operacionais e regulatórias de cada país.
“O novo centro global permitirá que instituições brasileiras tenham acesso mais rápido a metodologias, ativos e soluções validadas internacionalmente, mas adaptadas à nossa realidade regulatória e operacional”, afirma Wagner Jesus, Country Head da Wipro no Brasil.
Alianças estratégicas com gigantes da tecnologia
A Wipro reforça que o WIN já nasce com alianças com mais de 40 parceiros globais, como AWS, Google Cloud, Microsoft, ServiceNow e SAP. Essas parcerias ampliam o poder da plataforma de entregar experiências integradas para empresas em diferentes níveis de maturidade digital.
No Brasil, destaca-se a integração com o AWS Launchpad, centro de inovação voltado à aceleração de soluções em nuvem, que tem papel direto em projetos locais.
“O Wipro Innovation Network simboliza nosso compromisso em co-criar com os clientes, aproveitando o ecossistema global para acelerar resultados de negócios de forma contínua”, afirma Srini Pallia, CEO e Managing Director da Wipro.
Modelo de inovação conectada e centrada no cliente
Com foco em co-inovação centrada no cliente, o WIN oferece acesso ao repertório global de inovações da Wipro por meio de equipes multidisciplinares compostas por tecnólogos, designers, cientistas e especialistas de mercado.
“A Wipro Innovation Network e nossos Innovation Labs oferecem aos clientes acesso direto ao nosso repertório global de inovações que inspiram novas ideias. Nossas equipes […] estão sempre prontas para colaborar com os clientes para imaginar, idealizar e prototipar rapidamente soluções que possam ser escaladas com impacto mensurável nos negócios”, comenta Sandhya Arun, Chief Technology Officer da Wipro Limited.
“A plataforma está ancorada em um modelo de inovação conectada, que permite transformar ideias em valor tangível em todas as regiões onde atuamos”, completa Sandhya Kambhampati, Chief Operating Officer da Wipro.
Estrutura baseada em quatro pilares estratégicos
O Wipro Innovation Network está estruturado em quatro frentes principais:
- Wipro Innovation Studios: espaços físicos para ideação, prototipagem e testes com tecnologias emergentes;
- Innovation@Scale: metodologia para acelerar a transformação desde o conceito até a execução;
- Wipro Ventures: fundo corporativo que investe em startups com soluções para desafios reais de clientes;
- Wipro Research: núcleo dedicado à antecipação de tendências e formulação de estratégias de longo prazo.
Além das parcerias com grandes provedores de nuvem, o WIN também se conecta a centros acadêmicos e hubs de inovação independentes, promovendo colaboração entre diversos agentes do ecossistema tecnológico.
Impacto no Brasil: mais experimentação e menos barreiras
O lançamento reforça a posição da Wipro como agente de transformação digital em mercados regulados e em desenvolvimento, como o brasileiro. Com a chegada da plataforma, empresas no Brasil ganham acesso mais rápido e adaptado a soluções de IA, modernização de sistemas legados e migração para a nuvem — pontos críticos para o avanço digital de setores como serviços financeiros, manufatura, saúde e energia.
A proposta é ajudar o mercado local a superar desafios de adoção tecnológica e maturidade organizacional, fomentando a experimentação com o suporte de um ecossistema global estruturado.













