A e-Core, empresa de consultoria em tecnologia, anunciou parceria exclusiva com a Postman no Brasil. A líder global em gestão e desenvolvimento de APIs, utilizada por mais de 40 milhões de usuários e presente em 98% das companhias da Fortune 500, terá sua comercialização de licenças, suporte e consultoria local sob responsabilidade da e-Core. A expectativa é de aumento na receita e na base de clientes nos próximos meses.
Com a novidade, empresas brasileiras de diferentes portes e segmentos terão acesso a uma plataforma completa para todo o ciclo de vida de APIs, desde concepção e desenvolvimento até governança, monitoramento e monetização. O plano inclui treinamentos, certificações e eventos, além de consultoria especializada para apoiar líderes de tecnologia e negócios na geração de valor a partir de integrações digitais.
“Queremos posicionar o Brasil em outro patamar no uso de APIs. Para isso, vamos validar, na prática, as necessidades locais, entendendo dores horizontais comuns a setores como finanças, varejo, telecom, saúde e tecnologia, que envolvem escalabilidade, performance, segurança e governança. É um aprendizado contínuo, mas com grande potencial de transformação”, afirma Bernardo Petro, diretor de Vendas para LATAM na e-Core.
Brasil desponta no consumo de APIs
Segundo estudo da F5 Networks com dados da Postman, o Brasil é o terceiro maior consumidor de APIs no mundo e o quarto maior publicador, com 5,45 bilhões de códigos. Apesar da relevância, o mercado ainda enfrenta desafios em governança, monetização e segurança das integrações.
“O Brasil é um país avançado em áreas como o setor financeiro, com open banking e monetização de APIs, mas ainda há um distanciamento em relação aos grandes fabricantes de software que dão suporte a esse ecossistema. Nossa missão com a Postman é encurtar essa distância, oferecendo proximidade, suporte técnico e a visão de longo prazo necessária para que empresas de todos os portes explorem melhor o potencial das APIs”, complementa Petro.
APIs como base da transformação digital
O executivo ressalta que muitas empresas ainda não utilizam APIs de forma estratégica. “Sem uma camada de APIs bem estruturada, ágil e segura, nenhuma iniciativa de IA ou digitalização consegue entregar o valor prometido”, conclui.
A movimentação da e-Core e da Postman acompanha a expansão da tecnologia no país. Segundo a IDC, o mercado brasileiro de TI deve crescer 13% em 2025, superando a média da América Latina (11%) e dos Estados Unidos (12%). O avanço reflete a busca por produtividade, fidelização de clientes e aumento das receitas digitais, que já representam 38% dos lucros das empresas da região.













