A Tata Consultancy Services (TCS) anunciou a expansão de sua parceria com o Google Cloud ao adotar o Gemini Enterprise, plataforma de agentes de IA de última geração. A iniciativa permitirá que a força de trabalho da TCS desenvolva soluções inteligentes para transformar fluxos de trabalho e gerar mais valor para os clientes.
O Gemini Enterprise possibilita o desenvolvimento de agentes personalizados e a integração de agentes pré-construídos do Google Cloud e de terceiros. As funcionalidades de comunicação e orquestração simplificam operações complexas e aceleram a escalabilidade de soluções baseadas em IA.
Essa colaboração faz parte da estratégia tcsAI, voltada para democratizar o acesso a tecnologias avançadas e impulsionar inovação e eficiência com o apoio do Google Cloud.
Integração à infraestrutura do Google Cloud
Os agentes do Gemini Enterprise são integrados à infraestrutura segura e escalável do Google Cloud, incluindo ferramentas como o BigQuery, já utilizadas nos sistemas internos da TCS. Com uma das maiores equipes certificadas em Google Cloud e expertise em IA generativa, a TCS combina consultoria, engenharia e práticas de IA responsável para acelerar a inovação para seus clientes.
Segundo Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, “A IA está redefinindo fundamentalmente o valor que as empresas de serviços profissionais oferecem, e o Gemini Enterprise fornece à TCS uma plataforma única e integrada que unifica o conhecimento empresarial e capacita cada funcionário a se tornar um multiplicador de força para o negócio. Juntos, estamos ajudando nossos clientes globais em comum a integrar essa tecnologia de ponta para acelerar sua capacidade de construir soluções diferenciadas para a indústria e obter valor de negócio mais rapidamente”.
IA como catalisador de transformação
Segundo Aarthi Subramanian, diretora executiva, presidente e diretora de operações da TCS, “Na TCS, vemos a IA como um catalisador para capacitar nossa força de trabalho e redefinir como entregamos valor aos clientes. Fizemos investimentos significativos na democratização do acesso a tecnologias de IA para nossos funcionários, e o Gemini Enterprise é uma nova adição à nossa infraestrutura de IA da TCS. Ao adotar o Gemini Enterprise, estamos expandindo nossos investimentos em nosso próprio pessoal, bem como acelerando a inovação para nossos clientes em todos os setores. O Google Cloud tem sido uma parte integral de nossas transformações baseadas em nuvem, dados e IA com nossos clientes. Este novo capítulo em nossa parceria aprimorará ainda mais nossas capacidades e proposta de valor para nossos clientes, especialmente enquanto as empresas se preparam para o futuro dos agentes de IA”.
Casos de uso em clientes globais
A parceria entre TCS e Google Cloud já gerou resultados concretos:
- FairPrice Group, de Singapura, lançou a “Loja do Amanhã” com o Portal Grocer Genie para operações de loja lideradas por agentes de IA.
- CME Group, maior mercado de derivativos do mundo, acelerou a modernização de código legado em 20% com o Gemini Code Assist.
- Um dos maiores bancos do Reino Unido criou um escritório de IA generativa para fornecer uma experiência bancária mais personalizada, eficiente e segura.
- Um líder global de transporte e logística implementou IA para decisões de envio mais inteligentes e abriu uma nova fonte de receita.
- Um fabricante aeroespacial europeu automatizou a classificação de documentos técnicos complexos, garantindo conformidade regulatória com IA generativa.
Expansão dos Centros de Experiência Gemini
A TCS e o Google Cloud planejam ampliar o desenvolvimento de agentes de IA específicos de domínio em setores como bancos, varejo, manufatura, comunicações e bens de consumo. A estratégia será apoiada pelos cinco Centros de Experiência Gemini mantidos globalmente, onde clientes e especialistas cocriam soluções baseadas em IA e nuvem.





