Todos nós temos um desejo inato de proteger o que mais valorizamos, por isso, naturalmente, trancamos as nossas casas e carros, pelo menos numa cidade grande. O mesmo vale para o mundo do gerenciamento de dados; protegemos nossos ativos de dados vitais para garantir que o acesso de indivíduos não autorizados seja impedido.
Pense na difícil tarefa de garantir a segurança de uma criança pequena em uma casa grande, com muitas gavetas e armários de fácil acesso. E se existisse uma forma de proteger automaticamente cada local potencialmente perigoso, com base em critérios definidos? Na segurança de dados, é precisamente aqui que a semântica entra em jogo.
Como a semântica pode simplificar a segurança e a governança
Primeiro, você identifica todas as instâncias que contêm informações potencialmente confidenciais, como endereços de e-mail ou números de previdência social. Então, em vez de proteger cada um individualmente, você pode aplicar globalmente uma definição semântica que permite que apenas determinadas pessoas acessem essas informações. Na Plataforma Denodo, tais definições, aplicadas desta forma, são chamadas de “políticas globais”.
Pense Globalmente
As políticas globais serão aplicadas automaticamente a todas as instâncias relevantes da sua empresa, com base na definição semântica. Se você integrasse um novo ativo de dados que contém informações confidenciais, em vez de criar mais uma política, mais um “bloqueio”, para evitar o acesso indesejado aos dados, tudo o que você precisa fazer é marcá-lo e ele será protegido pela política global, sendo adequadamente assegurada.
Governança e Segurança de dados mais flexíveis
A Plataforma Denodo permite medidas de segurança baseadas não apenas nas funções do usuário, mas também em atributos adicionais, como a localização do usuário. Com essa política em vigor, por exemplo, um funcionário em férias pode não ter acesso aos mesmos dados que tem no escritório.
A Plataforma Denodo vai ainda mais longe: além de permitir políticas globais para segurança de dados, a Plataforma permite que tais políticas sejam habilitadas para governança de dados. Aproveitando políticas globais, as organizações podem, por exemplo, padronizar automaticamente a grafia do nome da empresa em todos os setores.
Simplicidade poderosa
A semântica global traz simplicidade e eficiência à segurança e governança de dados. Permite que as organizações implementem políticas inteligentes e abrangentes para proteger o que mais valorizam. E, como os dados se tornaram os bens mais valiosos de empresas e clientes, é necessário investir sempre nas mais novas e potentes tecnologias para protegê-los, evitando o uso indevido, vazamentos e fraudes.
É justamente neste campo que a Denodo vem propondo inovações nos últimos anos, garantindo um mercado de dados cada vez mais seguro e democrático. Para conferir as principais conquistas da Denodo neste campo, é só assistir ao evento virtual Data Fest, que ocorre entre os dias 30 e 31 de janeiro. Registre-se por meio do link
*Por Inessa Gerber, Director of Product Management da Denodo.