A Leroy Merlin concluiu um amplo projeto de modernização de sua infraestrutura de conectividade para oferecer uma experiência mais fluida aos clientes. A rede de varejo de soluções para o lar implementou tecnologias da Juniper Networks em 50% de suas mais de 50 lojas no Brasil, com suporte da Seal Networks. A iniciativa contempla cerca de 350 switches e 800 pontos de acesso Wi-Fi, além de ferramentas de inteligência artificial para gestão e monitoramento.
O projeto começou em um piloto na unidade Express Pompeia, em São Paulo, equipada inicialmente com quatro pontos de acesso e dois switches. Com os resultados positivos, a solução foi homologada e expandida para diferentes formatos de loja, desde express até grandes superfícies. Hoje, todas as novas unidades já nascem com a infraestrutura renovada.
Conectividade para clientes e operações
O modelo adotado envolveu a criação de um “kit loja” dimensionado para cada tipo de unidade. Além do hardware, a rede passou a contar com o Marvis, software de inteligência artificial que otimiza a performance e simplifica a gestão da infraestrutura.
“Nosso objetivo sempre foi entregar uma melhor experiência de conectividade para nossos clientes, bem como atualizar nossos ativos de rede ainda em Wi-Fi 4, e garantir uma cobertura mais robusta para suportar a digitalização da jornada do cliente. A integração e o suporte proporcionados pela Seal Networks foram determinantes para essa transformação digital”, diz Elton Macedo Lima, Supervisor de Infraestrutura e Operações de TI da Leroy Merlin.
A modernização também incluiu a plataforma Beonic, que oferece login seguro e aderente à LGPD para quem acessa o Wi-Fi pela primeira vez. A solução permite mapear o comportamento dos consumidores dentro da loja e criar ações de engajamento personalizadas por geolocalização, como ofertas direcionadas em parceria com marcas.
“Para nós, a experiência do cliente e do colaborador são aspectos inegociáveis em tudo que construímos quando falamos em disponibilizar novas tecnologias para a operação. Mas muito além disso, esse investimento também vai nos permitir habilitar a empresa para o futuro, em uma era onde conectividade, velocidade e disponibilidade são fundamentais para garantir a continuidade e o vanguardismo nos nossos negócios”, afirma Orlando Tereza, Diretor de Infraestrutura e Operações da Leroy Merlin.
Gestão unificada e inteligência de dados
Outro benefício destacado foi a gestão centralizada da rede. O console da Juniper Networks oferece administração unificada, templates pré-configurados e acesso remoto simplificado, reduzindo o tempo de setup e manutenção. O Marvis, por sua vez, possibilita análises avançadas e automação de processos com suporte de IA embarcada.
“Esse projeto é um exemplo concreto de como soluções avançadas de conectividade podem impulsionar a eficiência operacional e elevar a experiência do cliente no varejo. A parceria com a Leroy Merlin reforça nossa missão de entregar tecnologias robustas, escaláveis e com inteligência embarcada para apoiar negócios em sua jornada de transformação digital”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.
“A transformação da infraestrutura de rede da Leroy Merlin mostra como a conectividade de última geração é estratégica para o varejo. Com uma rede robusta, escalável e inteligente, conseguimos garantir estabilidade, segurança e performance para suportar tanto a jornada digital do cliente quanto as operações internas. Esse projeto evidencia o papel da Seal Networks em levar inovação em redes para apoiar empresas em seus desafios de transformação digital”, diz Ruy Castro, Vice-Presidente de Vendas e Head da Unidade de Negócios Seal Networks.
Próximos passos da transformação
A expectativa é que a Leroy Merlin continue expandindo a modernização em mais unidades. Outras cinco lojas estão previstas para receber a nova infraestrutura, combinando as soluções da Juniper Networks com a plataforma Beonic. A rede também testa recursos avançados de geolocalização e inteligência de dados, com potencial de ampliar ainda mais o relacionamento com clientes e apoiar decisões estratégicas.