A FonNet, empresa brasileira especializada no setor de provedores de internet (ISPs), anunciou uma colaboração com a Ciena, líder global em conectividade de alta velocidade. A aliança amplia o portfólio da FonNet, permitindo oferecer soluções escaláveis da Ciena adaptadas ao ecossistema de serviços ópticos para provedores regionais de médio e grande porte.
Com 16 anos de atuação no mercado de redes ópticas, a FonNet acumulou conhecimento estratégico e uma base de 3.000 ISPs e operadoras ativas. Até 2025, a empresa atuava exclusivamente como distribuidora de transceivers ópticos, mas agora assume também o papel de integradora e fornecedora de tecnologia e serviços fim a fim.
Contexto do mercado e posicionamento estratégico
Mariana Padinha, gerente de canais da Ciena no Brasil, ressalta: “O Brasil apresenta um cenário único em termos de infraestrutura de serviços ópticos. Milhares de provedores regionais oferecem serviços FTTH de forma complementar ou competitiva em relação às grandes operadoras. Este contexto posiciona a FonNet como um aliado estratégico para nosso avanço no segmento.”
Segundo Márcio Cachapuz, diretor de mercado da FonNet, “a colaboração com a Ciena fortalece a estratégia da FonNet de entregar soluções de roteamento coerente robustas e de custo equilibrado, cobrindo toda infraestrutura de transporte, IP e de gerenciamento para provedores regionais médios e grandes e ISPs.”
Soluções e tecnologias oferecidas
Inicialmente, a FonNet disponibilizará as famílias de plugáveis coerentes WaveLogic da Ciena, além dos roteadores da família 5000 para Pré-Agregação (300 Gb/s a 1,6 Tb/s) e da família 8000 para Agregação e Borda (2,4 Tb/s a 14,4 Tb/s). Mariana Padinha explica: “Estas soluções coerentes baseadas em transceivers permitem a convergência das camadas IP e óptica sem a necessidade de plataformas de transporte separadas.”
Além de equipamentos e serviços de rede, a FonNet oferecerá suporte local, atendimento ao cliente, projetos, execução, instalação e treinamento em parceria direta com a Ciena, fortalecendo o atendimento e a operação para os ISPs brasileiros.













