O Hospital Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, deu um salto em sua jornada de transformação digital. Com apoio do Google, por meio do Fundo da Infância e Adolescência, a instituição digitalizou mais de 2 mil prontuários e passou a operar com sistemas totalmente integrados em uma plataforma segura, beneficiando 100% dos pacientes atendidos.
O Projeto Hospital Digital representa diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais assertivos e maior segurança no cuidado, especialmente em áreas críticas como a oncologia pediátrica.
Prontuários eletrônicos e ganhos de eficiência
Foram digitalizados 2.315 prontuários, equivalentes a 86 mil páginas agora disponíveis em ambiente protegido por sistemas de backup. As informações clínicas podem ser acessadas de forma instantânea por médicos, enfermeiros e gestores, eliminando perdas e atrasos.
A integração entre os sistemas também otimizou rotinas administrativas e assistenciais, trazendo mais produtividade e agilidade em todos os setores.
“A inovação tecnológica é um recurso poderoso para transformar vidas. A parceria com o Hospital Pequeno Príncipe demonstra nosso compromisso em usar a tecnologia para fortalecer a saúde pediátrica no Brasil, garantindo mais agilidade e segurança na jornada de cada paciente. É um privilégio apoiar uma iniciativa que está redefinindo o futuro do cuidado infantil no país”, afirma Ednaldo Silveira, Diretor Financeiro Sênior do Google Brasil.
Estrutura tecnológica de alta disponibilidade
Em julho de 2025, o hospital inaugurou seu próprio data center, com 16 m², acesso restrito, refrigeração dedicada e sistema anti-incêndio. A estrutura garante disponibilidade de 99,99% e funcionamento ininterrupto, sustentando sistemas clínicos e administrativos.
“Saímos de um ponto de atendimento para nos tornarmos o hospital número 1 na América Latina e um dos melhores do mundo em pediatria porque sempre tivemos o apoio de pessoas e empresas que nos ofereceram tempo ou recursos. O incentivo do Google é um importante passo para alcançar melhorias operacionais relevantes no atendimento aos pacientes e no dia a dia dos profissionais, mas também para o setor como um todo”, destaca Luiz Álvaro Carneiro, Vice-Diretor de Inovação e Tecnologia do Hospital Pequeno Príncipe.
Tecnologia e humanização no tratamento oncológico
A digitalização também transformou o setor de oncologia pediátrica, que em 2024 realizou 6.499 consultas ambulatoriais, 727 internações e 3.314 sessões de quimioterapia.
“A digitalização do prontuário traz mais segurança e organização. Diferentemente do papel, que pode ser perdido, danificado ou difícil de ser localizado, os prontuários eletrônicos são armazenados em sistemas seguros de backup, garantindo maior acessibilidade e agilidade no acesso às informações dos pacientes”, afirma Gabriela Caus, oncologista do Hospital Pequeno Príncipe.
“Em razão do tratamento, as famílias ficam, por vezes, separadas por longos períodos. O acesso à internet via Wi-Fi permite que se conectem por meio de videochamadas, servindo tanto para transmitir notícias quanto para matar a saudade. Muitos pais, em alguns casos, conseguem até trabalhar por certos períodos, mantendo seus empregos. As crianças, em muitos casos, conseguem ter aulas com seus professores de forma remota, e a internet também serve como fonte de distração para elas, que podem assistir a desenhos e filmes, o que ajuda o tempo a passar mais rápido.”
“Durante os períodos de internação, a disponibilidade do Wi-Fi é um ótimo aliado para necessidades básicas de comunicação e também para o lazer. O quadro do Miguel exige praticamente um confinamento dentro do quarto, já que na maior parte do tempo ele está imunossuprimido. Com a internet, ele consegue manter contato com a família e os amigos. Por isso, um Wi-Fi de qualidade nos quartos é fundamental para amenizar a ansiedade que o isolamento causa”, relata Halana Karine, mãe do paciente oncológico Miguel, de 8 anos.
Compromisso com a inovação e o cuidado
Referência nacional em pediatria de alta e média complexidades, o Hospital Pequeno Príncipe realizou em 2024 mais de 239 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e formou 2 mil especialistas. O avanço tecnológico, aliado ao cuidado humanizado, reforça a missão da instituição de transformar a jornada de crianças e adolescentes em todo o Brasil.













