A BeePhish, empresa brasileira especializada em conscientização em segurança da informação e gestão do risco humano, encerrará 2025, seu primeiro ano de atuação, com resultados que superam o planejamento inicial. Focada na educação e treinamento de usuários para prevenção de ataques cibernéticos baseados em engenharia social, como phishing, a empresa ampliou sua base de clientes, acelerou a evolução de sua plataforma e fortaleceu iniciativas e parcerias no mercado brasileiro.
Segundo Glauco Sampaio, CEO e cofundador da BeePhish, “2025 foi um ano decisivo para consolidarmos nossa presença no setor de cibersegurança. Superamos nossas metas de clientes e faturamento, além de fortalecemos o reconhecimento e reputação positiva de nossa marca. Cada vez mais empresas entendem que conscientização não é um complemento, mas um pilar estratégico de segurança”.
Crescimento de clientes e identificação de demanda reprimida
A BeePhish encerrará o ano com cerca de 30 clientes ativos, 20% acima do planejado. Entre eles, 80% nunca haviam utilizado uma plataforma dedicada à conscientização em segurança, evidenciando uma demanda reprimida e a necessidade de soluções alinhadas à realidade das organizações brasileiras.
“Muitas empresas queriam investir em conscientização, mas não encontravam uma solução que se encaixasse em suas necessidades. Ver esse nível de adesão confirma que estamos no caminho certo, além de trazer uma satisfação para nós em estarmos ajudando aqueles que queriam e até agora não conseguiam”, afirma Sampaio.
Durante o ano, a BeePhish acelerou a evolução de sua plataforma por meio de feedbacks de clientes e parceiros, e insights obtidos em seu primeiro hackathon colaborativo. “Nossa evolução é resultado dessa proximidade. Construímos a plataforma ouvindo quem vive o dia a dia da segurança da informação, e isso tem sido essencial para entregar valor de forma consistente”, explica o CEO.
Diversificação de conteúdos para 2026
Com a meta de ampliar sua presença em 2026, a BeePhish planeja lançar novas funcionalidades e investir na diversificação de conteúdos, adaptados ao comportamento e necessidades reais dos usuários. Para Sampaio, “a diversificação de conteúdos e formatos, quando guiada pelo comportamento e pelas necessidades reais dos usuários, será o principal diferencial para elevar a maturidade das empresas. Nosso foco é ajudar a identificar e reduzir o risco humano de forma prática e baseada em dados”.
A empresa também se prepara para enfrentar ameaças impulsionadas por inteligência artificial generativa, deepfakes e engenharia social avançada. “O tempo das fraudes e ataques feios e cheios de erros acabou, vivemos um momento em que a linha entre o real e o artificial é cada vez mais tênue, quase imperceptível. Preparar as pessoas para validar informações e adotar uma postura crítica é tão importante quanto qualquer tecnologia de proteção”, destaca Sampaio.
Tendências de Security Awareness para 2026
Para o próximo ano, a BeePhish prevê uma transformação nos programas de Security Awareness, com foco na gestão do risco humano. Tendências como treinamentos contínuos e personalizados, simulações avançadas com IA, aprendizagem integrada ao fluxo de trabalho e segmentação por área e nível de risco devem ganhar força. “A IA não substitui a conscientização, ela personaliza e potencializa. Com dados e contexto, conseguimos transformar a segurança em um hábito diário e direcionado aos que as pessoas realmente precisam, não apenas em campanhas pontuais”, afirma Sampaio.
O CEO alerta que o mercado deve observar em 2026 o avanço da exploração do comportamento humano como vetor de ataques e a necessidade de preparar a sociedade para lidar com manipulação digital e conteúdos sintéticos. “A tecnologia avança, mas o comportamento continua sendo o elo mais determinante e vulnerável da cadeia de segurança. Em 2026, deve ganhar ainda mais atenção e espaço nas discussões”, conclui.













