A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, avança em sua jornada de transformação digital com o Projeto SMART. A iniciativa, conduzida pela Deloitte em parceria com SAP e AWS, tem como objetivo modernizar e integrar sistemas de gestão e processos corporativos essenciais da companhia.
O projeto busca eficiência operacional, padronizando processos financeiros, acelerando a logística e criando uma base tecnológica capaz de suportar o crescimento e a inovação contínua.
Modernização de gestão de pessoas
Na primeira fase do Projeto SMART, a Klabin implementou o SAP SuccessFactors HCM para modernizar a gestão de pessoas. Com recursos de inteligência artificial e machine learning, o sistema conecta dados de folha de pagamento, ponto, desempenho e talentos, criando uma jornada integrada e mais eficiente para os colaboradores.
“Não se trata apenas de uma transformação tecnológica. É sobre destravar o potencial da Klabin para operar com mais eficiência, escalabilidade e padronização. O Projeto SMART é a base para um novo ciclo de evolução, mirando o uso inteligente de dados, automação e transformação digital contínua”, afirma Odercio Claro, Diretor de Tecnologia da Informação da Klabin.
Parcerias estratégicas
A SAP, parceira da Klabin desde 1998, contribuiu com a migração para a plataforma SAP S/4HANA, substituindo o SAP ECC e integrando ferramentas como SAP Signavio, SAP Analytics Cloud, SAP Digital Supply Chain e SAP Ariba.
“Essa parceria reflete como a tecnologia pode acompanhar e sustentar o crescimento acelerado de uma empresa que está sempre inovando. Com nossas soluções, a Klabin ganha escalabilidade, inteligência e integração para enfrentar a complexidade dos negócios atuais e impulsionar sua jornada de transformação digital com foco em eficiência e sustentabilidade”, afirma Ana Paula Campoi, diretora de Vendas para HCM da SAP Brasil.
A Deloitte atuou no planejamento, execução e suporte do projeto em áreas estratégicas como Financeiro, Gente & Gestão, Logística Florestal, Armazenagem e Almoxarifado, além de apoiar a migração para SAP RISE na AWS, garantindo desempenho e confiabilidade em nuvem.
“Mais do que uma mudança de sistema, essa iniciativa representa um salto de maturidade tecnológica e operacional. A tecnologia, quando bem implementada, pode transformar o dia a dia das pessoas e gerar vantagens competitivas reais às organizações”, comenta Claudio Cristiano Rodrigues Paixão, sócio de Consultoria da Deloitte.
Ganhos de eficiência e padronização
O Projeto SMART já proporciona resultados expressivos. Entre eles, redução do tempo de processamento da folha de pagamento, automação da logística florestal e fechamento contábil digitalizado. “Desde o início, a Klabin colocou as pessoas no centro da jornada. Criamos um time forte, com representantes de diferentes áreas e engajamento intenso da liderança, o que foi fundamental para garantir o sucesso da implantação e a continuidade da operação”, destaca Odercio.
A transformação também reforça a sustentabilidade operacional, permitindo gestão mais eficaz de custos, recursos e processos com base em dados em tempo real.
Etapas da jornada SMART
O projeto começou em 2023 com diagnóstico estratégico e, em 2024, a solução HXM foi implantada como piloto. Em 2025, a migração para SAP S/4HANA consolidou a arquitetura financeira e otimização de processos com SAP Signavio. Mais de 125 workshops, 3,3 mil cenários de teste, 500 horas de treinamento e 300 comunicados internos envolveram mais de 770 profissionais, incluindo 200 consultores da Deloitte.
“Essa transformação só foi possível graças à sinergia construída entre a Klabin, a Deloitte e os demais parceiros. Atuamos lado a lado, com planejamento detalhado, foco na continuidade e atuação ágil, superando desafios complexos sem comprometer o desempenho”, complementa Fred Kanashiro, sócio de Consultoria em Tecnologia da Deloitte.
Avanço industrial com SAP Digital Manufacturing
Após a migração para SAP S/4HANA, a Klabin implementou o SAP Digital Manufacturing na maior fábrica de sacos industriais do mundo, em Lages, SC. A solução traz monitoramento em tempo real, integração com módulos MM, PP e QM do SAP, maior controle de estoques e processos, além de reduzir desvios operacionais.
“Essa entrega simboliza a materialização do conceito de Indústria 4.0 dentro da Klabin. O SAP Digital Manufacturing eleva o patamar de gestão fabril, trazendo visibilidade em tempo real, rastreabilidade, controle de processos e integração total com a cadeia de valor”, afirma Celso Kassab, sócio de Supply Chain da Deloitte.
A implementação permitiu aplicar soluções de inteligência artificial e Gen AI aos dados de produção, abrindo caminho para novas iniciativas de valor e inovação. Mais de 300 profissionais participaram ativamente da jornada, reforçando o compromisso da Klabin com capacitação, excelência operacional e inovação contínua.
“Na AWS, estamos comprometidos em impulsionar a inovação e a transformação para nossos clientes, e o Projeto SMART da Klabin exemplifica perfeitamente o que é possível alcançar quando uma visão estratégica clara é combinada com a tecnologia de nuvem certa. Nossa infraestrutura escalável forneceu a base para essa evolução digital, garantindo desempenho, segurança e confiabilidade durante toda a transformação”, afirma Andres Tahta, diretor de parceiros da AWS para a América Latina.





