Antes de explicarmos como as empresas podem, de fato, aumentar o faturamento com o MicroSaaS, é importante destacarmos primeiro o que é SaaS. Em linhas gerais, SaaS (Software As A Service) é um tipo de solução digital que oferece serviços por meio de uma plataforma, que cresce na medida em que seus usuários determinam novas funcionalidades. Essas plataformas atuam por meio do modelo de negócios de assinaturas mensais, semestrais ou anuais.
Dito isso, as MicroSaaS são aplicações baseadas em assinaturas que resolvem um problema específico de um nicho de mercado. Em geral, são criadas por um fundador único ou micro equipes sem investimentos externos, como fundos ou investidores, pois se sustentam com os resultados colhidos pelo próprio crescimento da base de clientes, por meio do incremento de receitas recorrentes mensais.
Nos últimos anos, pudemos notar uma onda de transformações digitais nos mais diversos setores e o MicroSaaS vem se consolidado com um verdadeiro sucesso nesse novo universo, principalmente porque ele proporciona resultados relevantes e com impactos positivos a curto prazo
Isso porque, ele oferece cinco benefícios que são fundamentais para o crescimento de uma companhia. O primeiro é a possibilidade de oferecer receita recorrente, uma vez que todo negócio que se preze precisa crescer e isso se dá pela sua curva de faturamento e resultados líquidos. Quanto mais receita é gerada, maior a capacidade de se reinvestir e manter-se vivo em seu mercado de atuação.
O segundo está relacionado a um novo produto escalável e digital, pois com essa tecnologia é possível encontrar pontos de escala para a entrega de serviços em qualquer tipo de companhia, além de permitir novas estratégias de vendas, associando o produto a uma esteira de soluções e horizontalizando a oferta de valor.
O terceiro é o posicionamento, sendo uma boa maneira de posicionar-se sob um novo discurso de marca, trazendo um produto simples que resolve algo específico para um público. Com baixo investimento é possível gerar um grande retorno intangível, associando a marca a algo inovador ou que resolva desafios claros do mercado.
O quarto benefício está relacionado a expansão de receita e aumento do LTV (Lifetime Value) da sua base. O MicroSaaS ajuda no aumento da carteira atual de cliente, gerando uma nova venda para um consumidor fiel, expandido assim seu LTV com nova receita recorrente. Por fim, destaca-se o diferencial estratégico, pois o uso dessa tecnologia poderá agregar ainda mais valor e torná-lo competitivo em seu mercado.
Diante de tais benefícios, há também a questão sobre como as empresas podem precificar esse serviço. Para isso é importante considerar o custo de aquisição do cliente; o valor de hospedagem e serviços que sustentam a solução, bem como quaisquer itens adicionais e suportes necessários; e o uso da tecnologia, pois pode ter aumento de demanda da infraestrutura. Além disso, é preciso levar em conta o orçamento das marcas contratantes e o valor que ele vai obter com ela; o quanto de horas produzidas serão economizadas e, por último, a estrutura de impostos que compõem o custo, uma vez que isso pode ser determinante para o sucesso ou fracasso.
A partir disso, as corporações precisam seguir alguns passos, como definir um nicho de mercado de um problema; validar uma ideia de produto por meio de pesquisas e entrevistas; definir o modelo de negócios e a monetização; prototipar a solução e testar com seus clientes antes do lançamento.
Dessa forma, ao analisarmos o mercado como um todo podemos ver muitas companhias faturando muito alto com essa ferramenta. Portanto, concluo que se as marcas souberem tirar o melhor proveito do MicroSaaS e seguir todas as dicas acima, com certeza terão em mãos um modelo de sucesso no Brasil e em outros países. E você, já apostou no MicroSaaS?!
*Por Dario Perez, CEO da HyperGroup.