A Voke reformulou recentemente o seu programa de canais e anunciou o Voke Max. Nos próximos três anos, a empresa tem como meta agregar 200 empresas parceiras, incluindo fabricantes, concessionários, revendedores, integradores, distribuidores e comissionados. A expectativa é que essas parcerias representem 30% da receita total da Voke. O IT Section conversou com Marcelo Cabral, diretor geral as a Service da Voke, para trazer os detalhes do novo programa. Confira!
IT Section: Quais são as mais recentes atualizações do programa da Voke? Quais novidades exclusivas a empresa trará para seus parceiros?
Marcelo Cabral: Na Voke temos como propósito facilitar o acesso e promover o uso mais inteligente de tecnologia, o que acontece por meio da locação ou pela venda de equipamento de TI – como notebooks, desktops, tablets e smartphones. Respondendo por uma fatia de 35% do mercado de Hardware As a Service, queremos com o novo programa de canais ampliar a capilaridade para oferecer soluções completas a um número maior de clientes B2B em todo território nacional. O programa de canais, o Voke Max, contempla seis tipos de parceiros: concessionários, credenciados, integradores, fabricantes e distribuidores. Além desses, há ainda os comissionados, empresas que apenas indicam potenciais clientes e recebem uma comissão por isso.
IT Section: Quais são as vantagens do novo programa para os parceiros que trabalham com a Voke?
Marcelo Cabral: Somos líderes no setor de Hardware As a Service, com mais de 450 mil equipamentos fornecidos para empresas do segmento de indústria, varejo, farmacêutico, seguros, telecomunicações, educacional, público, entre outros. Há mais de 2,5 milhões de empresas com potencial para investir na locação de equipamentos de TI ou na compra de seminovos, por isso queremos contar com o apoio de uma rede de parceiros para expandir nossa atuação. As vantagens mudam conforme o modelo de parceria. Como exemplo podemos citar as empresas fabricantes de equipamentos que, ao integrar nossa rede de parceiros, passam a ter como vantagem a possibilidade de incluir no portfólio a opção de locação dos equipamentos e uma camada de serviços, como help desk, embarcados. Outros diferenciais além da remuneração são: treinamentos técnicos, de vendas e de negócios, material de apoio para vendas e ações de marketing e participação em eventos promovidos pela Voke em todo o País para atualização e relacionamento. Vale destacar também o acesso ao portfólio da Voke, sem dúvida alguma mais um grande diferencial.
IT Section: Qual o papel do parceiro para a estratégia de negócios da Voke?
Marcelo Cabral: O Voke Max é um programa de canais estruturado para criar um ecossistema de soluções de tecnologia capaz de movimentar e gerar negócios de ponta a ponta, mais capilaridade territorial e promover a especialização do setor de Hardware As a Service (HaaS), ainda com potencial de expansão exponencial. Nosso programa de canais já nasce com seis empresas parceiras homologadas e a expectativa é encerrar o ano de 2023 com 15. Temos como projeção chegar a 200 parceiros em três anos, fazendo com que 30% da receita da companhia venha dessa frente de negócio.
IT Section: De que forma os parceiros podem acrescentar valor ao comercializar as soluções que a empresa oferece ao mercado?
Marcelo Cabral: Para tornar possível o propósito de dar acesso à tecnologia, estamos focados em apresentar ao mercado soluções inteligentes, mais conectadas com o mundo e que construam um futuro mais sustentável. Oferecemos as melhores soluções para empresas que buscam agilidade para resolver dores pontuais ou buscam serviços embarcados ao hardware para melhoria da produtividade na gestão de TI.
IT Section: Quais são os próximos passos da Voke para expandir seus negócios no Brasil? Quais os diferenciais competitivos que a empresa possui?
Marcelo Cabral: A Voke tem como propósito instigar a mudança e lançar novos olhares sobre o consumo da tecnologia no mundo: em vez de comprar, alugar; em vez de adquirir apenas computadores novos, experimentar equipamentos seminovos. Hoje, já respondemos por 35% do mercado de Hardware As a Service e temos mais de 450 mil ativos próprios e outros seis mil a pronta entrega. Oferece equipamentos novos, para primeira locação, e seminovos minuciosamente formatados, higienizados e com garantia. É uma operação inovadora e customizada para a necessidade do cliente, além de acessíveis a empresas e consumidores finais / inovação e despreocupação para gestores e para o fluxo de caixa das empresas. Em 2022, o faturamento da companhia foi de R$ 424 milhões. E seguimos com previsão de crescimento.
IT Section: Quais são os desafios da companhia no Brasil?
Marcelo Cabral: Nosso principal desafio é tornar o mercado de Hardware As a Service mais conhecido no Brasil, comprovando, principalmente, a vantagem competitiva do aluguel de equipamentos de TI versus a compra. Adotamos como modelo de negócio maximizar a eficiência e prolongar a vida útil dos equipamentos de TI, um incentivo à economia circular e ao consumo consciente, pautado na redução da geração de resíduos e na reutilização de componentes eletrônicos até o esgotamento da vida útil.
IT Section: Quais segmentos, soluções e serviços são as apostas da Voke para esse ano e para 2024?
Marcelo Cabral: Atendemos clientes de todos os portes e de diferentes segmentos de atuação, com soluções customizadas para atender a cada especificidade e necessidade de negócio. E isso se aplica tanto na locação de equipamentos, quanto na venda de seminovos. Os seminovos, por exemplo, são muito requisitados por empresas de call center, que precisam de uma máquina funcional, porém, sem a necessidade de um alto desempenho. Então, para uma empresa, adquirir computadores usados pela metade do valor de mercado é bastante atrativo. Em 2024 pretendemos ocupar uma fatia ainda maior do mercado de Hardware As a Service, o que somente será possível se tivermos canais de vendas estruturados e atuantes para possibilitar o aumento da nossa capilaridade.
IT Section: A Voke promoverá eventos voltados para os parceiros no Brasil nos próximos meses? Se sim, quando eles serão?
Marcelo Cabral: A Voke é presença constante nos eventos de negócios mais relevantes do país e também promove uma intensa agenda de encontros internos ao longo do ano todo para troca de experiências entre os times. Acreditamos no potencial do relacionamento para impulsionar negócios, e certamente em breve teremos novidades.
IT Section: O que os canais podem esperar da Voke neste e nos próximos anos?
Marcelo Cabral: Os benefícios para os parceiros são muitos, mas o principal deles é a oportunidade de ampliar a oferta de serviços para os clientes e assim gerar novos negócios, tendo o respaldo de uma marca como a Voke. Previsibilidade de receita, o suporte na geração de leads, acesso a materiais de vendas e capacitação de alta qualidade por meio de treinamento especializado e estrutura interna direcionada exclusivamente para o programa de canais são pontos fundamentais para o devido suporte aos parceiros. Começamos com seis parceiros e queremos expandir esse número para 200, e assim impulsionar o mercado de Hardware As a Service para que cada vez mais negócios sejam gerados por esse ecossistema de soluções de tecnologia.