sábado, 9 de agosto de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Negócios

HDI Seguros fortalece prevenção a fraudes com soluções do SAS

A quantidade de fraudes identificadas pela empresa aumentou em 43%.

IT Section Por IT Section
08/11/2023 - 10:43
A A
0
Foto: Canva

Foto: Canva

CompartilharPostar

Desde 2016, a HDI Seguros passou por um processo de reestruturação com o objetivo de aprimorar a prevenção de fraudes, buscando identificar fraudadores de maneira mais eficaz e reduzir os casos de falsos positivos, que afetavam a satisfação dos clientes. Para atingir esse objetivo, a empresa adotou soluções de prevenção a fraudes fornecidas pelo SAS, uma empresa líder em Inteligência Artificial e Análise de Dados, e comprometeu-se a uma jornada contínua de aprimoramento. Um dos resultados notáveis desse esforço foi um aumento de 43% na identificação de fraudes da HDI Seguros de 2021 para 2022.

Leandro Bordon, diretor de operações e sinistros da HDI Seguros, explicou que as mudanças realizadas nos últimos anos foram fundamentais para equipar a empresa com as pessoas, processos e tecnologia necessários para tornar os processos mais ágeis, eficientes e flexíveis, a fim de lidar com as evoluções constantes no comportamento dos fraudadores. Ele enfatizou a importância da identificação precisa de atividades fraudulentas para reduzir gargalos e desperdícios na empresa.

No entanto, o início do projeto enfrentou vários desafios, como a definição do motor de decisão analítica, a criação de modelos preditivos alinhados com as estratégias de negócios, especialmente na área de seguros de automóveis, e a necessidade de realizar uma auditoria minuciosa em toda a base de dados para corrigir anomalias.

Bordon destacou que o SAS forneceu uma ferramenta tecnológica que possibilitou a análise de dados internos e externos, aprimorando a precisão na identificação de fraudes. Isso permitiu uma análise mais inteligente das redes de relacionamento entre fraudadores e clientes, considerando diversos elementos complexos, como localização, contatos, pontuação de crédito, danos relatados em sinistros e outras informações relevantes.

Além disso, as soluções antifraude do SAS ajudaram a HDI Seguros a compreender fatores-chave no processo de prevenção, como a propensão ao risco e quais tipos de fraudes mereciam mais atenção, possibilitando a tomada de decisões em tempo real.

A redução de falsos positivos era um objetivo importante para aprimorar a experiência do cliente. Além de diminuir o número de casos, a seguradora conseguiu reduzir o SLA de sindicância e o tempo de avaliação, o que também contribuiu para uma experiência mais eficiente para os segurados.

Em 2019, com o sucesso alcançado na prevenção de fraudes na vertical de automóveis, a empresa expandiu o projeto para a área de seguros residenciais, consolidando um processo mais ágil de identificação de fraudes.

O projeto bem-sucedido da HDI Seguros se tornou um exemplo internacional e foi apresentado por Leandro Bordon no evento SAS Innovate em Orlando, nos Estados Unidos, no mês de maio. Esse evento é a principal conferência global do SAS, reunindo especialistas de todo o mundo para discutir tendências e casos de sucesso na aplicação de Inteligência Artificial e Análise de Dados em diversos setores.

Ricardo Saponara, líder da prática de prevenção a fraudes e crimes financeiros na região das Américas do SAS, ressaltou que a compreensão e integração eficaz da tecnologia com as estratégias de negócios, investimentos orientados para resultados e a capacitação da equipe foram fatores-chave para o sucesso da HDI Seguros na adoção das soluções do SAS. Isso permitiu à equipe extrair todo o potencial das soluções tecnológicas, permitindo a criação, monitoramento e ajuste de estratégias de prevenção de fraudes de forma independente, maximizando a precisão do programa de maneira constante. A prevenção de fraudes é um componente relevante na estratégia das seguradoras, com impacto direto na sinistralidade, precificação e experiência dos clientes, exigindo uma constante modernização. Isso também contribuiu para o sucesso da empresa.

Tags: análise de dadosHDI SegurosSAS
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Canva
Negócios

i4pro é adquirida pela Banyan Software

Foto: Canva
Negócios

Unentel cresce 23% no trimestre e aposta em inovação para liderar mercado B2B

Foto: Canva
Negócios

Kaspersky fecha parceria com SND para expandir mercado MSP/MSSP no Brasil

Foto: Canva
Negócios

Frilabo aumenta rentabilidade em 30% com solução da SoftExpert

Próximo Artigo
Foto: Canva

ISH alerta para ciberataques com motivações políticas

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

6 em 10 empresas sofrem violações de segurança no Brasil, revela Kaspersky

Foto: Divulgação

Commvault anuncia nova Chief Marketing Officer

Foto: Canva

Feedz by TOTVS lança solução com Inteligência Artificial para análise de sentimentos de pesquisas de clima

Trending

Foto: Divulgação

Kingston lança SSD NV3 2230: alto desempenho em formato ultracompacto

Foto: Canva

Under Protection investiga 185 mil incidentes com resposta ágil e automação em 2025

Foto: Divulgação

Beephish nomeia Bruno Kaique de Lima como novo CTO

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Canva

CrowdStrike alerta para aumento de ataques cibernéticos com IA em 2025

Foto: Divulgação

NTT DATA nomeia Rosana Echigo diretora de People & Culture no Brasil

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.