A tecnologia é uma grande aliada das práticas sustentáveis, e ideias inovadoras têm revolucionado o setor, evitando o desperdício de recursos naturais. Um exemplo que colabora com a preservação do meio ambiente é a parceria entre a Sigmais, empresa de IoT que desenvolve soluções autônomas de monitoramento em tempo real de ativos e a plataforma de gestão inteligente de dados de consumo de água, Yágua.
A solução aplicada pela parceria tem evitado o desperdício de água em empresas de diversos tamanhos, incluindo indústrias, autarquias e empresas públicas responsáveis pelo abastecimento hídrico.
A Sigmais é responsável por fornecer o dispositivo autônomo chamado Sigmeter, que faz a leitura de medições de água através de uma solução IoT. Enquanto isso, a plataforma Yágua faz a coleta e análise de dados para monitorar o consumo. De acordo com o CEO da Sigmais, Felipe Testolini, essas análises costumavam ser feitas de forma manual, em pranchetas, o que era suscetível a erro.
Agora, a parceria com a Yágua fornece uma solução robusta e completa para a indústria 4.0, uma vez que a ferramenta faz uso de machine learning que consegue entregar análises do consumo de água de forma automatizada e inteligente, sendo capaz de identificar excessos de consumo e vazamentos de água. Nestes casos, o sistema alerta o consumidor por e-mail quando alguma anormalidade é detectada pelo Sigmeter.
“Através da parceria com a Yágua oferecemos uma solução robusta para indústria, com algoritmos de predição e analytics que permitem que as empresas tenham uma gestão mais eficiente do consumo de água, reduzindo desperdícios e controlando indicadores ESG”, afirma Felipe Testolini, CEO da Sigmais.
Empresas também devem contribuir com consumo sustentável
Garantir a eficiência do uso da água em todos os setores está entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é que até 2030 o uso da água se torne mais eficiente, assegurando o uso de forma sustentável para evitar que as pessoas sofram com a escassez no futuro.
No entanto, os números atuais mostram que ainda é preciso investir em soluções completas para alcançar esse objetivo. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mais de 40% da água tratada nos reservatórios nacionais é perdida antes de chegar à população.
Por isso, é tão importante aproveitar o potencial da tecnologia para reduzir o desperdício dos recursos hídricos. Segundo o CEO da Yágua, Lucas Monteiro, as soluções que utilizam a Internet das Coisas contribuem para as cidades e comunidades mais sustentáveis e consequentemente para o bem social, esses que também estão entre os objetivos da ONU.
“Por meio de dispositivos conectados e ferramentas de inteligência artificial, podemos ir além do conceito de Internet das Coisas e atingir o conceito de Comportamento das Coisas. Através do comportamento do consumo de água, podemos identificar problemas relacionados a excessos de consumo e vazamentos. Além disso, podemos identificar também potenciais melhorias e inclusão de políticas de consumo perante seu comportamento”, explica.
Entenda a solução IoT
O dispositivo Sigmeter da Sigmais usa a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) para fazer a leitura autônoma de medições do consumo de água com conectividade LPWAN, sem necessidade de cabeamento. A plataforma da Yágua, oferece dashboards para análise dos dados de consumo, bem como algoritmos de predição, além dos indicadores ESG. Dessa forma, a solução permite que o cliente tenha uma completa gestão do consumo de água, evitando perdas e custos desnecessários na gestão hídrica.