A SONDAanunciou os resultados referentes ao ano de 2022, registrando receitas consolidadas equivalentes a US$ 1,24 bilhão, e EBITDA equivalente a US$ 140,9 milhões. A receita acumulada até dezembro cresceu 19% e o EBITDA em 8,2% em comparação com 2021. O lucro líquido atribuível à controladora foi equivalente a US$ 41,5 milhões. Tanto a receita como o EBITDA cresceram em todos os países onde a companhia está presente.
Em termos comerciais, os fechamentos de negócios durante o ano atingiram o valor recorde de US$ 1,69 bilhão, o maior volume de fechamentos na história da SONDA, com um crescimento de 34,4% em relação a 2021.
Com presença em 11 países, todas as regiões onde a empresa atua registraram aumento no fechamento de negócios. Os indicadores de crescimento, comparado a 2021 são: América do Norte com 93,2% de elevação, Brasil com 72,1%, Região Andina com 41,2% e Cone Sul com 7,8%. As oportunidades de novos negócios – ou pipeline — chegaram a US$ 3,55 bilhões, dos quais 43% correspondem ao Brasil.
Entre os principais negócios concretizados em 2022, destacam-se:
- A adjudicação da Infovia Digital no Brasil, um projeto de 30 anos que consiste na implementação de 6.950 km de fibra ótica para conectar e digitalizar o Estado de Mato Grosso do Sul;
- A gestão da frota de transporte público na Cidade do México;
- A implementação de meios de pagamento abertos para o Metrô do Panamá.
Já no Chile, os destaques são para o projeto Bosque Iluminado, cujo objetivo é a conectividade de 700 mil hectares da empresa Arauco Forestal, e o sistema inteligente de videovigilância no município de Las Condes.
Para o CEO da SONDA no Brasil, Ricardo Scheffer, “a contribuição expressiva da operação brasileira atesta que a estratégia adotada foi consolidada, o que promoveu uma atividade comercial mais dinâmica, resultando no fechamento de contratos relevantes no país”, finaliza.