Na intenção de contemplar as empresas que buscam soluções para enfrentar o déficit de mão de obra no mercado tech, a iTalents, primeira aceleradora de carreiras tech no Brasil, anuncia o lançamento de soluções voltadas para o mercado B2B. Com os novos serviços, as empresas poderão contar com benefícios que incluem recrutamento, formação de talentos e até cashback.
Nos últimos anos, o mercado tech vem enfrentando um grande desafio com mão de obra. Cada vez mais, as empresas têm dificuldades de encontrar novos talentos e até repor profissionais. Segundo executivos que participaram do Relatório de Tecnologia Global (Global Tech Report) da consultoria KPMG, divulgado em outubro, quando perguntados sobre os desafios de adoção de novas tecnologias, a maioria das respostas têm relação com a necessidade de talentos qualificados, altos custos de recrutamento desses profissionais e déficits de competências.
Diante desse cenário, o objetivo da iTalents é suprir essas necessidades do mercado a partir das novas soluções:
- ProDevs: serviço especializado em alocação de especialistas e extensão de times, focado em resolver a lacuna de mão de obra no setor;
- ProTalents: serviço que oferece patrocínio de formações, cursos, hackatons e toda a trilha de capacitação profissional , uma conexão entre mercado e talentos. agindo diretamente para formar turmas capacitadas a atender as demandas das empresas patrocinadoras e do mercado.
- ProHunting: serviço de recrutamento e seleção especializado em profissionais de tecnologia, que permite através de um banco de talentos que as empresas descubram os melhores profissionais do mercado;
- Talent Coin: serviço que atua como programa de fidelidade e permite que o parceiro da iTalents, ao contratar um de seus serviços, possa angariar pontos e bônus na aquisição de outra solução oferecida pela aceleradora de carreiras.
Para Paulo Camargo, CRO da iTalents, a empresa nasceu com a missão de ser uma solução full service para todos os problemas de déficit de mão de obra em TI. “Acreditamos na responsabilidade social que temos enquanto formadores de profissionais e conhecemos as dificuldades de entrar no mercado de trabalho. O setor precisa não apenas de uma IES ou EdTech que forme, mas de um canal vivo que entregue profissionais adaptados às suas necessidades”, ressalta.
“Vemos hoje demissões em massa em startups e empresas de tecnologia por motivos diversos, até por isso, trabalhamos integrando soluções como formação, recrutamento e extensão de times, para que possamos oferecer um produto completo e pensado de forma 360º aos nossos parceiros”, destaca o executivo. “Juntar todas essas soluções e ainda otimizar os recursos por meio de um programa de fidelidade é a grande inovação que estamos propondo”, destaca o executivo.
Inovando o mercado
Originada de um fundo europeu e com operação recente no Brasil, a iTalents vem promovendo verdadeiras transformações no setor tech. Neste período, a startup que foi fundada a partir da convergência de visões de empreendedores e executivos do segmento tecnológico e da educação, que identificaram um grande descompasso entre a formação e a demanda de talentos de tecnologia, vem promovendo uma profunda transformação no setor de recrutamento de talentos e formação de mão de obra.
Além dos novos produtos B2B, a startup também adquiriu a proDevs, empresa especializada na extensão de times em empresas que buscam a transformação digital e o ganho operacional em suas equipes de TI, e trouxe dois novos executivos, Fabiano Dourado, ex-UnyLeya e Capgemini, como CTO, e Alexandre Álvaro, PhD em Ciência da Computação com passagem pela UFPE, Malardalen University, Royal Academy of Engineering e Oxford University, como COO.
De acordo com o Diretor de mercado da iTalents, o déficit de profissionais do setor fez surgir diversas alternativas de formação profissionalizante e aceleração de carreira, mas muitos têm tido dificuldades de equilibrar o ensino atualizado e de qualidade para quantidades gigantescas de estudantes com o desenvolvimento de competências demandadas pelas corporações. “Nosso propósito é ajudar a solucionar esse desafio conectando os sonhos e projetos pessoais dos jovens aos planos e objetivos corporativos das companhias. Queremos empoderar os estudantes com conhecimentos, habilidades e experiências de nível básico em especialidades tecnológicas, de modo que a pessoa possa iniciar sua carreira digital trabalhando como um estagiário, trainee ou analista”, finaliza Camargo.