quinta-feira, 22 de maio de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

Transformação digital no food service: vamos dar o próximo passo?

Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, destaca a transformação digital em andamento no food service brasileiro, impulsionada pela pandemia e enfatiza a necessidade de sistemas como o ERP EVEREST para melhorar a eficiência operacional.

IT Section Por IT Section
09/10/2023 - 15:32
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

Por curiosidade, dia desses recorri a uma das sensações do momento, o ChatGPT, a fim de conferir o que a inteligência artificial me responderia sobre “transformação digital no food service”, no Brasil.

A resposta veio em cinco parágrafos, traçando um panorama sucinto, mas satisfatoriamente completo. Abordou a intensificação da digitalização, imposta pelo cenário de isolamento social da pandemia de covid-19, e que aprimorou principalmente as soluções oferecidas por bares, restaurantes e similares a seus clientes.

Citou a expansão das plataformas de entrega, dos aplicativos desenvolvidos pelos próprios estabelecimentos, e ainda inovações como cardápios digitais e formas de pagamento.

Não deixou de tratar também dos sistemas de gestão integrada, “que permitem que os restaurantes controlem e monitorem todos os aspectos do negócio, desde a gestão de estoque e pedidos até o gerenciamento de finanças e a análise de dados”, nas palavras do ChatGPT.

Este ponto, a inteligência artificial classificou como uma “tendência”.

Não usaria tal termo, mas é possível inferir que o ChatGPT quis dizer que se trata de algo ainda em processo. Agrego dizendo que se impõe como um passo seguinte, indispensável, a ser dado pelos empreendimentos de alimentação fora de casa.

Um estudo recente do Instituto Foodservice Brasil e da Cognitive Media Science com empresas do setor aponta que 65% delas ainda se limitam à aplicação de inovações mais convencionais, com “pouca capacidade digital”.

Essas empresas ainda se encontram na classificação “iniciante” dada pelo estudo, no que tange à transformação digital. Outras 20% são definidas como “conservadoras”, por restringirem inovações atreladas à segurança, e não à inovação propriamente dita. Só 13% são, de fato, “digitais”. Os demais 2% estariam entre as que o levantamento chama de “fashionistas” – lançam mão de recursos digitais que pouco geram valor.

Enfim, o food service brasileiro precisa dar esse salto rumo a uma transformação digital plena. Uma digitalização não apenas na relação com os consumidores e clientes, mas, também, e principalmente, em processos internos.

Desenvolvemos e oferecemos ao mercado, na ACOM Sistemas, o ERP EVEREST. Nossa plataforma possibilita controlar com precisão cada aspecto do backoffice, trazendo impactos positivos na gestão dos custos e de recursos do negócio. Saber quanto cada prato leva de insumos? O que precisa ser reposto no estoque, e para quanto tempo? Qual o melhor fornecedor? Qual é o ticket médio? Quais são os gargalos? Em que é necessário investir? O que é importante cortar? São dúvidas que um ERP ajuda a responder.

O sistema de gestão que promove a transformação digital automatiza processos, reduz erros, aumenta a produtividade, cria integrações entre as áreas da empresa e com parceiros externos e gera dados concretos que apoiam o funcionamento pleno do estabelecimento. O chef trabalha tranquilo, sabendo que não lhe faltará matéria-prima. O cliente não se frustrará ao pedir um prato e ouvir como resposta “estamos sem tal ingrediente”. E o empresário consegue respirar e pensar no próximo passo em direção ao crescimento.

Estamos falando, pois, de transformação digital a serviço do público e para o bem da viabilidade do negócio. Com clientela satisfeita e com todos os custos controlados, o empresário do ramo tem receita e impulsiona sua lucratividade.

É o próximo passo. Não por modismo, nem por status. Mas por profissionalismo.

*Por Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas.

Tags: ACOM Sistemasfood serviceTransformação Digital
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Contas “zumbis” – o que são e como proteger a sua empresa?

Foto: Divulgação
Opinião

Identidade na nuvem: Quando a segurança para de ser um obstáculo e vira uma aliada

Foto: Divulgação
Opinião

Mitos e Verdades da Segurança Cibernética

Foto: Divulgação
Opinião

A urgência da migração para o S/4HANA e seu impacto no crescimento empresarial

Próximo Artigo
Foto: Canva

Lumu prevê terceirização como principal alvo de ciberataques no Brasil em 2024

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Divulgação

Intelbras registra crescimento de 22,1% na receita operacional líquida no 2T24

Foto: Canva

Setor de saúde enfrenta aumento anual de 78% de ataques cibernéticos

Foto: Canva

ManageEngine inaugura escritório no Brasil e apresenta plataforma online para treinar parceiros

Trending

Foto: Canva

RecargaPay abre mais de 40 vagas 100% home office

Foto: Divulgação

Sankhya lança solução com IA para enfrentar os impactos da Reforma Tributária

Foto: Divulgação

Rockwell Automation anuncia Cristiano Bonanno como novo Diretor Regional no Brasil

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Canva

Crescem ciberataques contra infraestruturas, roubo de credenciais e SIM-swap

Foto: Canva

GoTo lança Recepcionista IA 24×7 para transformar a experiência do cliente

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.