terça-feira, 20 de maio de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

O papel da IA na automatização do atendimento ao cliente

Gustavo Alonge, CEO da Engajatech, discute a crescente importância da inteligência artificial na automatização do atendimento ao cliente.

IT Section Por IT Section
26/04/2024 - 16:58
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

Nos últimos anos, a integração de inteligência artificial (IA) ao mundo empresarial tem se tornado um caminho sem volta. Empresas de diversos setores têm reconhecido os benefícios de automatizar parte do processo de atendimento para melhorar a eficiência, reduzir custos e oferecer uma experiência mais rápida e conveniente aos clientes. No Brasil, diversas empresas, de diferentes segmentos e tamanhos têm utilizado as vantagens desse suporte virtual para garantir um atendimento e um suporte rápido aos seus clientes.

Entre os principais benefícios desse novo método está a capacidade de fornecer suporte aos clientes em tempo integral, independentemente do horário ou dia da semana. Isso porque é possível programar chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA que podem fornecer respostas instantâneas e precisas a uma ampla gama de consultas dos cliente. E isso facilita a vida das empresas e alcança a satisfação do consumidor em grande parte das interações. Por exemplo, um cliente de um banco ou de uma operadora de saúde que precisa da segunda via de um boleto pode conseguir o documento em poucos cliques e poucos minutos e sem a necessidade de uma interação com um atendente humano.

Essa automatização representa também uma redução de custos operacionais das empresas, que podem refletir em uma redução nos valores dos serviços oferecidos aos clientes.

Essa integração da IA pode ser de forma personalizada, de acordo com o produto ou serviço. Isso porque o uso de algoritmos de IA e as interações com os clientes podem ser personalizadas com base em dados como histórico de compras, preferências e comportamento de navegação.

Vale destacar que criamos na Engajatech um modelo que cria um plano de marketing, que gera um lead barato qualificado. Trata-se de uma ferramenta totalmente acessível para empresas e empresários, com um custo também acessível e que humaniza a marca da empresa. Além de resultar em um atendimento rápido e qualificado, essa nova técnica digital pode servir para funções além de suporte, como, por exemplo, uma estratégia de marketing, a chamada “isca digital”. No caso, utilizado na Engajatech foi criado um plano no qual o robô traça uma estratégia de marketing personalizado para uma determinada marca ou serviço. Basta a empresa passar um briefing mais aprofundado dos seus objetivos para que o robô seja treinado para seguir o caminho mais certeiro para aquele resultado.

E como todo trabalho realizado por meio virtual, é importante destacar a questão da privacidade e segurança dos dados. Isso porque ao lidar com informações pessoais dos clientes, as empresas devem garantir que as medidas adequadas estejam em vigor para proteger a privacidade e segurança dos dados.

Portanto, a inteligência artificial desempenha um papel cada vez mais importante na automatização do atendimento ao cliente, oferecendo benefícios significativos para as empresas e melhorando a experiência do cliente. No entanto, é crucial implementar a IA de maneira estratégica, considerando os desafios e garantindo uma abordagem equilibrada entre automatização e interações humanas.

*Por Gustavo Alonge, CEO da Engajatech.

Tags: Engajatech
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Contas “zumbis” – o que são e como proteger a sua empresa?

Foto: Divulgação
Opinião

Identidade na nuvem: Quando a segurança para de ser um obstáculo e vira uma aliada

Foto: Divulgação
Opinião

Mitos e Verdades da Segurança Cibernética

Foto: Divulgação
Opinião

A urgência da migração para o S/4HANA e seu impacto no crescimento empresarial

Próximo Artigo
Foto: Canva

Minds Digital lança plataforma de prevenção a fraudes digitais

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

DM abre vagas home office para profissionais de TI e analistas de dados

Foto: Canva

MicroStrategy anuncia nova versão do MicroStrategy One

Foto: Canva

Como o ChatGPT pode estimular ataques hackers?

Trending

Foto: Divulgação

Sankhya lança solução com IA para enfrentar os impactos da Reforma Tributária

Foto: Divulgação

Rockwell Automation anuncia Cristiano Bonanno como novo Diretor Regional no Brasil

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Canva

Crescem ciberataques contra infraestruturas, roubo de credenciais e SIM-swap

Foto: Canva

GoTo lança Recepcionista IA 24×7 para transformar a experiência do cliente

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.