terça-feira, 20 de maio de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

A transformação digital acabou: Bem-vindos à nova era da performance digital

Vitor Roma, CEO da keeggo, afirma que, após a transformação digital, o foco agora é a Performance Digital, para maximizar a eficiência e gerar resultados concretos.

IT Section Por IT Section
19/03/2025 - 10:22
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

A transformação digital foi um marco para o futuro dos negócios. Empresas de todos os setores investiram bilhões na digitalização de processos, novas tecnologias e modernização de infraestruturas.

Até pequenos estabelecimentos de bairro já estão digitalizados e possuem presença em plataformas como Ifood, Rappi entre outras, marcando o fim da transformação digital como centro da estratégia. Agora, a verdadeira disputa está em um novo e mais crítico objetivo: a Performance Digital. O foco está em extrair o máximo de eficiência e impacto dos produtos digitais, garantindo que a tecnologia realmente gere valor e resultados concretos para as áreas de negócios, clientes e acionistas.

Hoje, muitas empresas enfrentam um desafio crítico: o fenômeno do “Over-Transformation”, ou sobrecarga digital. Esse fenômeno ocorre quando as organizações se sobrecarregam com ferramentas excessivas, sistemas fragmentados e processos sem integração, prejudicando, assim, o foco na performance. A Harvard Business School destaca que as empresas precisam, urgentemente, equilibrar as tecnologias com o desempenho real que essas soluções podem gerar.

O sucesso do projeto de software empresarial, segundo estudo do Standish Group, continua sendo quase impossível de ser medido. Consequentemente, ilustra-se o descompasso entre a adoção de tecnologia e a eficácia real dessas iniciativas. A transformação digital pode até ter ocorrido, mas o real impacto só será visível se as empresas conseguirem entregar resultados palpáveis. E é aí que entra o conceito de Performance Digital.

Segundo a McKinsey, 92% das empresas globais já passaram por alguma etapa da transformação digital. O mercado já não se impressiona com quem se digitalizou. Em 2023, os gastos globais com TI superaram $4,5 trilhões. 80% desse investimento foi utilizado para otimização da performance, segundo dados da Gartner. Houve mudança no foco: não basta mais ser digitalizado; é preciso ser eficiente e gerar resultados concretos a partir disso.

Em uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, 70% dos entrevistados afirmaram que suas iniciativas de Transformação Digital ainda não atingem seus objetivos, frequentemente com consequências profundas. Em contrapartida, as empresas que investiram em competitividade, melhorias de produtividade e melhores experiências para o cliente superaram seus pares ao alcançar um crescimento de ganhos 1,8 vezes maior.

Vivemos, hoje em dia, uma fase de ruptura. O foco deixa de ser a simples adoção de tecnologia e passa a ser a Performance dos Produtos Digitais (PPD). Isto envolve uma execução refinada, equilibrando as dimensões de custo, risco e time to market; com foco no único índice que desconta todas as interferências: a experiência do usuário. Empresas que não estiverem alinhadas com essa nova forma de lidar com tecnologia, estarão vulneráveis e devem perder terreno diante de concorrentes mais ágeis e bem-posicionados.

O papel da TI não é mais apenas implementar sistemas, mas, sim, trabalhar de forma integrada com as áreas de negócio para criar produtos digitais que entreguem valor real. A inteligência artificial, por exemplo, não deve ser adotada apenas porque é uma tendência, mas porque pode melhorar a tomada de decisão, otimizar processos e oferecer uma experiência mais personalizada ao cliente.

O mesmo vale para big data, IoT e computação em nuvem: seu uso deve ser guiado por resultados e não por modismos tecnológicos. O fim da transformação digital, como a conhecemos, não significa o fim da inovação. Pelo contrário, marca o início de uma fase mais madura e eficiente, na qual as empresas deixarão de lado a mera digitalização e passarão a focar na performance real dos produtos digitais. O jogo mudou. Não basta digitalizar, é preciso performar. Empresas que entenderem essa mudança e colocarem a performance de seus produtos digitais no centro de sua estratégia não apenas sobreviverão, mas irão liderar a nova era digital.

A evolução do mercado é implacável, e a capacidade de adaptação é crucial para a sobrevivência. A transformação digital não é mais o objetivo final, mas sim a base para alcançar performance. Ao focarmos na performance digital, garantimos que nossas ações gerem resultados reais, entreguem valor contínuo aos usuários e, principalmente, impulsionem a competitividade no mercado. O futuro é de quem performa. Bem-vindos à nova era da Performance Digital.

*Por Vitor Roma, CEO da keeggo.

Tags: keeggoPerformance Digital
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Contas “zumbis” – o que são e como proteger a sua empresa?

Foto: Divulgação
Opinião

Identidade na nuvem: Quando a segurança para de ser um obstáculo e vira uma aliada

Foto: Divulgação
Opinião

Mitos e Verdades da Segurança Cibernética

Foto: Divulgação
Opinião

A urgência da migração para o S/4HANA e seu impacto no crescimento empresarial

Próximo Artigo
Foto: Canva

NICE e grupoGBI firmam parceria para automatizar atendimento com agentes virtuais inteligentes

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Simpress anuncia parceria com a SAFIRA para expandir soluções de gestão de ativos de mobilidade

Foto: Canva

Atos otimiza gestão de dados na Fundação Renova com economia de até 12%

Foto: Canva

Add Value registra faturamento recorde de R$ 150 milhões em 2024

Trending

Foto: Divulgação

Sankhya lança solução com IA para enfrentar os impactos da Reforma Tributária

Foto: Divulgação

Rockwell Automation anuncia Cristiano Bonanno como novo Diretor Regional no Brasil

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Canva

Crescem ciberataques contra infraestruturas, roubo de credenciais e SIM-swap

Foto: Canva

GoTo lança Recepcionista IA 24×7 para transformar a experiência do cliente

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.