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Quatro passos para aumentar a produtividade da sua empresa com IA

Eduardo Varela, CEO da Deepdive, oferece quatro etapas para impulsionar a produtividade da sua empresa por meio da inteligência artificial.

IT Section Por IT Section
29/04/2024 - 16:14
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Foto: Divulgação

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A Inteligência Artificial chegou para ficar. Não é exagero dizer que o atual estágio da IA é tão revolucionário quanto o advento da internet – e obviamente o uso dessa ferramenta exige adaptações em todas as esferas. Quando a internet surgiu, por exemplo, nem todas as empresas buscaram se adaptar. Hoje, vemos que elas correram sempre um passo atrás.

O uso da IA já está mudando a forma como uma série de trabalhos são realizados, e a tendência é que isso se acelere cada vez mais. Nesse contexto, é fundamental que as empresas estejam preparadas para capacitar a sua força de trabalho para os novos tempos. A IA generativa proporciona que mesmo pessoas sem grande conhecimento técnico a utilizem, gerando ganhos de escala e produtividade. No mundo empresarial, as possibilidades são vastas, muito além do uso do ChatGPT. Porém, para isso, é necessário estar atento. Aqui vão quatro passos para ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa usando IA:

1. O primeiro passo para o aumento da produtividade é educar os colaboradores: explicar os conceitos, mostrar como é possível utilizar a IA como uma aliada, ensinar sobre engenharia de prompts e dar exemplos de sua aplicação na realidade da empresa.

2. Em segundo lugar, vem o que se chama de análise de eficiência. Faz-se um mapeamento de onde há ineficiência e de como a IA pode ser utilizada como solução, sejam elas customizadas ou já produzidas.

3. Para se beneficiarem efetivamente dos projetos que envolvem ferramentas generativas de IA, as empresas devem garantir que suas estruturas de dados estejam devidamente organizadas e prontas para uso. Esse preparo essencial é parte do conceito conhecido como alfabetização em IA, que enfatiza a importância de uma base de dados sólida e acessível para o aproveitamento pleno do potencial da inteligência artificial generativa.

4. A quarta etapa consiste em buscar parcerias com especialistas. Caso a empresa deseje demonstrar como a ferramenta pode empoderar seus colaboradores e trazer melhores resultados, a ajuda de profissionais especializados é imperativa.

Do lado do trabalhador, estar antenado às mudanças do mercado pode significar um salto na carreira. A evolução da IA será cada vez mais rápida. Novas aplicações e possibilidades surgem constantemente à medida que a tecnologia avança. Alguns exemplos que estão no radar são a personalização em massa de produtos e serviços, a automação de tarefas complexas e a tomada de decisões autônomas. Diante disso, estar aberto à inovação é crucial, sob o risco de ficar permanentemente para trás.

*Por Eduardo Varela, CEO da Deepdive.

Tags: ChatGPTDeepdiveInteligência Artificial
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