A SoftwareOne, líder em soluções de software e nuvem, anuncia a abertura de inscrições para dois programas: o SoftwareOne Academy e o SoftwareOne Academy Returnship (SOAR), ambos com a opção de trabalho em formato híbrido. O primeiro programa disponibiliza 13 vagas em Belo Horizonte, abrangendo diversos setores, enquanto o segundo oferece duas vagas temporárias na área de marketing em São Paulo.
O SoftwareOne Academy é voltado para a integração de talentos iniciantes na área de TI, bem como para profissionais em busca de uma mudança de carreira e interessados em ingressar no setor. Por outro lado, o SoftwareOne Academy Returnship é exclusivamente direcionado a profissionais experientes que buscam recolocação no mercado de trabalho.
O processo seletivo para ambos os programas é conduzido online e inclui entrevistas em inglês. As inscrições podem ser realizadas por meio do site da empresa.
Segundo Danielle Hiroki, Talent & Academy Lead Américas da SoftwareOne, essas iniciativas refletem o compromisso da empresa em desenvolver e capacitar novos talentos para trabalhar em uma grande multinacional. Além de um salário competitivo, a empresa oferece benefícios como Vale Alimentação, Vale Transporte e Assistência Médica, com um foco contínuo na saúde e bem-estar dos colaboradores. No caso do SoftwareOne Academy, há a possibilidade de benefícios adicionais por meio de bonificações.
Requisitos de seleção
Em relação aos requisitos de seleção, as habilidades comportamentais dos candidatos são consideradas o fator mais importante, com ênfase nas soft skills. A experiência técnica é vista apenas como um diferencial, já que o programa se concentra no desenvolvimento de profissionais com perspectivas de crescimento dentro da empresa. Os selecionados passarão de seis a doze semanas participando de capacitações, incluindo estudos individuais e em grupo, abrangendo um onboarding completo que envolve treinamentos técnicos, desenvolvimento de habilidades, aprimoramento do inglês e a imersão na missão e cultura da empresa.
Danielle destaca a importância de um conhecimento básico em inglês, já que os participantes atuarão em um ambiente internacional, e muitas atividades do programa são conduzidas em inglês, em colaboração com equipes globais. A empresa oferece uma plataforma de capacitação na língua inglesa para ajudar os participantes a se comunicarem com proficiência ao final do programa. Além disso, o interesse por tecnologia é essencial, mesmo para candidatos que estejam fazendo a transição de outras áreas, sendo desejável que tenham um curso técnico em TI ou áreas relacionadas.
No caso do programa SoftwareOne Academy Returnship, as vagas possuem um contrato de três meses e seguem uma abordagem integrativa, com 75% do tempo dedicado ao trabalho efetivo na função e os 25% restantes destinados a treinamentos especializados. O programa visa auxiliar os profissionais a se reintegrarem no mercado de trabalho, atualizando suas habilidades e conhecimentos.
Tanto o programa SoftwareOne Academy Returnship quanto o SoftwareOne Academy são globais e estão presentes em toda a América Latina, incluindo países como Brasil, Colômbia, México e Costa Rica. A empresa tem planos de expandir essas iniciativas para os Estados Unidos no próximo ano, e ao longo dos quase três anos de programa, já recebeu 425 pessoas no Academy, vindas de 20 países.